segunda-feira, 1 de novembro de 2021

A povoação rural do Tanque do(s) Mainato(s): 1ª parte

Remonta pelo menos ao século 18 a expressão Tanque do Mainato para designar uma zona  a leste da colina da Penha, onde estão actualmente as ruas Comendador Kou Ho Neng, a Calçada da Praia e a das Chácaras, junto a Santa Sancha. Entre os chineses a zona era conhecida por Chôk Chai Sat, ou seja Chácara dos Bambus Pequenos. Santa Sancha foi como aquela zona passou a ser conhecida já no século 20. O nome deriva do palacete ali construído em 1846.
Num artigo da revista ilustrada O Occidente, de 1890, pode ler-se:
"Vejamos agora quaes são as cinco povoações ruraes mais antigas a que nos referimos para depois nos occuparmos da cidade christã como lá se lhe chama. O primeiro d'estes bairros suburbanos fica proximo da fortaleza da Barra e é por isso denominado povoação da Barra. O outro acha-se na encosta do outeiro da Penha onde está levantada a fortaleza do Bom Parto, chama-se povoação do Tanque do Mainato. É aqui que se encontram as mais bonitas vivendas de Macau chamadas chácaras. As três restantes povoações são a do Patane, a de Mong há e a de S. Lázaro." 
"Annuncio" de 1883 no jornal O Macaense: "licença para fundação de uma fábrica de panchões" na Calçada das Chácaras no Tanque dos Mainatos.

No século 19, juntamente com a "Serra da Penha", o "Tanque Mainato" era uma das "povoações ruraes" de Macau tendo uma pequena "estação de polícia". E ainda havia a Praia do Tanque do Mainato como atesta um mapa de 1889 (imagem acima).
Alvará de 1913 - Licença para Fábrica de Panchões no Tanque dos Mainatos

Plantas da década de 1920 da localização do Tanque do Mainato

Na década de 1940 ainda existia a designação Povoação do Mainato.


Zona do Tanque do Mainato no início do século 20 (o edifício é o Palácio de Santa Sancha) quando a Av. da República ligou a Praia Grande ao Porto Interior.
O topónimo rua do Tanque Mainato terá surgido em 1847.
Manuel de Castro Sampaio no livro “Os Chins de Macau” (1867) escreve: 
"Uma das primeiras povoações fica próxima da fortaleza da Barra e é por isso chamada Povoação da Barra. A outra acha-se na encosta outeiro da Penha, onde está a fortaleza do Bom Parto, e onde se encontram as mais lindas chácaras de Macau. Esta é conhecida pelo nome de Tanque-Mainato, nome derivado de um tanque de lavadeiros ou mainatos, como lhes chamam no paiz. As outras três povoações são denominadas de Patane, de Mong-ha e de S. Lázaro. Patane é de todas as cinco a mais importante, pela sua industria fabril e pelo seu comercio, principalmente, em madeiras de construção. Esta fica no litoral do porto interior, tendo Mong-ha do lado oposto, onde existe a maior parte dos agricultores e onde há alguma industria e comercio, como em todas as outras povoações, excepto a do Tanque-Mainato, onde pouca industria e nenhuma comercio há, por ser um povoado insignificante. (...)"
continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário