quarta-feira, 1 de setembro de 2021

"Timeless Macao prepares for China"

"After 440 Years of Portuguese Rule Timeless Macao prepares for China" é o título do artigo assinado por Ben Barber e publicado no jornal Toledo Blade (EUA) a 12 de Julho de 1987.
O autor utiliza a ligação marítima entre as cidades de Macau e Hong Kong para fazer um paralelismo sobre o destino comum dos dois territórios no curto prazo:"timelinked fate: by 1999 both will be aken over by communist China"De facto a transferência de soberania de Hong Kong estava marcada para 1997 e a de Macau para Dezembro de 1999.
Em 1987 Macau - "eterna ou intemporal" - segundo o autor, preparava-se para a China. E segundo alguns dos intervenientes ouvidos adivinhava-se "um futuro sombrio" já que "muito estava por esclarecer" incluindo para o período subsequente de 50 anos (até 2049) previsto na Declaração Conjunta assinada por Lisboa e por Pequim.
Um dos residentes em Macau auscultados pelo jornalista era o macaense Henrique de Senna Fernandes. Na época faltavam 12 anos para 1999 e Senna Fernandes dizia não compreender por que razão a China iria querer 'eliminar' a essência do que era Macau acrescentando que não iria abandonar o território. 
Senna Fernandes cumpriu a sua promessa ficando em Macau até à morte em 2010. Nessa altura ainda não estavam tão à vista, como agora, as ingerências de Pequim na política das duas regiões administrativas especiais...

Sem comentários:

Enviar um comentário