quarta-feira, 15 de setembro de 2021

"Macao sans enfer ni jeu"

"Macao sans enfer ni jeu" ("Macau sem inferno nem jogo") é o título de uma reportagem televisiva francesa realizada em 1958 com cerca de 13 minutos de duração. A reportagem é da autoria de Michel Droit e Jean-JAcques Rebuffat e foi exibida no canal público francês nesse ano.
Antiga placa toponímica na Rua dos Mercadores
Venda ambulante de fruta e cansa de açúcar
Hotel Central da Companhia Tai Heng, concessionária do jogo em Macau
Av. Almeida Ribeiro junto ao edifício do Leal Senado
Igreja de S. Domingos
Placa toponímica da Rua da Barca da Lenha, paralela à Av. Almeida Ribeiro e à Rua da Felicidade, entre a Rua dos Mercadores e a Travessa do Matadouro.
Traseiras das Ruínas de S. Paulo vistas do Pátio do Espinho
Soldado de origem africana nas escadarias das Ruínas de S. Paulo
Placa toponímica no Jardim Vasco da Gama
Estátua de Jorge Álvares e ao fundo do lado direito o Liceu
A actual zona do NAPE com o hospital S. Januário (o construído em 1952) no topo
Bandeira da China no Porto Interior com o Hotel San San ao fundo
Vista panorâmica do Porto Interior à chegada do ferry proveniente de Hong Kong
Sinopse da reportagem:
"Après la traversée de l'estuaire depuis Hong-Kong, découverte de la ville, loin des clichés de débauche véhiculés par les fictions littéraires et cinématographiques, avec son phare qui la surplombe, les plages paisibles, les embarcations amarrées, les ruines de l'église de Sao Paolo, les nombreux enfants, les rues commerçantes, le quartier chinois et le secteur colonial portugais.Sont évoquées les questions de l'arrivée massive de réfugiés venant de la Chine communiste, la disparition de la prostitution et des fumeries d'opium et la législation économique rigoureuse pour les maisons de jeux."

“Atravessado o estuário depois de Hong Kong, descobre-se uma cidade, longe dos clichês da devassidão veiculados pelas ficções literárias e cinematográficas, com seu farol sobranceiro, praias tranquilas, barcos atracados, as ruínas da Igreja de São Paulo, as inúmeras crianças, as ruas comerciais, o bairro chinês e o sector colonial português. As questões da chegada em massa de refugiados da China comunista, o desaparecimento da prostituição e do ópio e a rígida legislação económica dos antros de jogo ”.

Sem comentários:

Enviar um comentário