sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Farmácia Moderna

Estes dois anúncios da "Farmácia Moderna" foram publicados no Directório de Macau na década de 1930. A "Moderna" ficava nos números 43, 45 e 47 da Av. Almeida Ribeiro. Era propriedade de A. P. Jorge estando a direcção técnica a cargo de Sara Pacheco Jorge. A empresa estava registada como "Jorge & Ca. Lda".
Graça Pacheco Jorge, familiar, que nunca tinha visto estes anúncios, recordou ao blogue Macau Antigo os tempos da Farmácia Moderna:
"A Farmácia pertencia ao avô Jorge que a comprou para a filha Sara, que era licenciada em Farmácia. A outra, Maria Edith Corrêa Nunes, era cunhada do filho mais velho do avô Jorge, Américo Pacheco Jorge, o gerente, que se tinha formado em Direito em Coimbra, e casou com uma colega que foi com ele para Macau, levando a família toda, e como a irmã era farmacêutica o bom do avô deu-lhe emprego na Farmácia."
The Directory and Chronicle for China, Japan, Corea, Indo-China, (...) - 1938
A Moderna, tal como a Popular (fundada em 1895), eram farmácias do tipo ocidental, e não eram as únicas em Macau (o anúncio acima é da década 1920 da Farmácia Universal; havia ainda na década de 1930 a Lusitânia), mas também existiam farmácias do tipo oriental.

Sem comentários:

Enviar um comentário