sexta-feira, 20 de março de 2020

"Grand Performance at Campo Victoria"


O anúncio "Special Notice - Chiarini's grand circus, menagerie and congress of wonders" é de Setembro de 1887 e refere-se à exibição em Macau do circo Chiarini a 24 de Setembro desse ano no Campo Victoria. 
O preço dos bilhetes variava entre as 9 patacas (sala privada de 6 lugares) e os 30 avos (galerias de terceira classe). Para crianças com menos de dois anos e para os soldados (excepto oficiais) só cobravam metade do preço.
Giuseppe Chiarini (1823-1897) foi talvez o director circense mais influente do século XIX. Durante uma carreira profissional que durou cinquenta e oito anos, levou a cabo digressões um pouco por todo o mundo, da Europa à América do Norte e do Sul, à Índia e Ásia e até à Austrália. Em muitos desses lugares foi a primeira vez que foi visto um circo.
Registos da época indicam que a companhia de circo chegou a Macau em Maio de 1886, tendo nessa altura efectuado espectáculos nas filipinas, Hong Kong e Japão

O Campo Vitória começou por se chamar campo dos arrependidos, uma referência à invasão holandesa de 1622 e ao facto de estes perante a derrota terem batido em retirada, arrependendo-se da façanha... e depois Praça da Vitória.


Imagem de um folheto da época mas referente a exibições no Japão
Nesta altura a Avenida Vasco da Gama ainda não tinha sido construída, pelo que era um amplo espaço onde já existia desde 1864 um obelisco que recordava essa vitória sobre os holandeses. O denominado Monumento da Vitória (sobre os holandeses) que ainda hoje existe - imagem abaixo - data de 1871.

Sem comentários:

Enviar um comentário