terça-feira, 3 de março de 2020

Pagode das Três Ruas

Localizado na rua sul do Mercado de S. Domingos, a curta distância do Largo do Senado, o Pagode Sam Kai Hui Kun, também conhecido como Sam Kai Miu ou Templo de Kuan Tai foi construído entre 1723-1795. 
Atente-se na publicidade na fachada lateral do templo aos cigarros Sheffield num foto da década de 1960.

“Sam Kai Hui Kun” significa literalmente “ponto de encontro de três ruas”, já que era aqui que se reuniam os representantes do comércio da Rua dos Mercadores, Rua das Estalagens e Rua dos Ervanários, área que corresponde à zona do antigo Bazar Chinês. Este templo está, assim, directamente ligado às antigas associações comerciais de Macau, que viriam a criar a Câmara de Comércio Chinesa da cidade em 1913. A divindade Kuan Tai, símbolo máximo de lealdade e justiça é aqui venerada. No início do século XX o templo passou a servir exclusivamente como local de culto de Kuan Tai, o Deus da Guerra, um dos deuses mais populares da China. 
Curiosidade: um incêndio que atingiu a então zona do Grande Bazar em Junho de 1818 destruiu tudo à volta do pagode, menos o pagode.
Construção tipicamente chinesa onde destacam as telhas verdes vidradas ao estilo yingshan, o portão de entrada recuada, beirais de pontas levantadas e a fachada em tijolo cinzento.

Sem comentários:

Enviar um comentário