quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Aviso à "navegação" em 1870

Capitania do Porto de Macau
O capitão do porto faz saber aos capitães dos navios que estiverem surtos ou se acharem no rio de Macau durante o espaço de tempo que medeia entre os dias 15 de Junho e 15 de Outubro que deverão ter os seus navios com os mastros e vergas de joanetes arriados ao convez durante a sua estada no porto e recommenda-lhes particular cuidado em conservarem as suas amarrações claras e os ferros da roça promptos a largar bem como em tomarem todas as precauções convenientes para maior segurança dos seus navios logo que haja indicios de máo tempo. 
Capitania do Porto de Macau, 29 de Maio de 1870 

Chama-se a attenção dos capitães de navios para as seguintes disposições do regulamento do porto:
1º Logo que os barómetros comecem a descer e que esta descida seja acompanhada de signaes atmosféricos indicadores de temporal o capitão do porto mandará içar no pontão da policia do mar e no fortim de S. Pedro a bandeira convencionada branca com um quadro vermelho no centro dando o pontão um tiro de peça.
2º Sendo de noite em lugar da bandeira serão içados perpendicularmente dois faróes de luz natural; Estes se içarão no mastro do pontão e no fortim no laes da verga dos signaes firmados também com um tiro.

1 comentário:

  1. 2º Sendo de noite em lugar da bandeira serão içados perpendicularmente dois faróes de luz natural

    Não quereria dizer de luz artificial?

    ResponderEliminar