segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Herculano Estorninho: exposição em 1966

Reprodução do jornal Notícias de Macau de 9 de Outubro de 1966 relativa è exposição "Realizações dos Planos de Fomento e Obras Públicas" que esteve patente no ginásio da Escola Comercial 'Pedro Nolasco'."

Legenda imagem da esq.: Integrada nas comemorações do XL Aniversário da Revolução Nacional, foi solenemente inaugurada pela Primeira Autoridade da Província, no passado dia 5, aniversário da República Portuguesa, esta interessantíssima exposição.
Legenda imagem da dta: Logo no limiar do recinto, vê-se esta síntese da exposição, monumento simbólico e sugestivo, da autoria do artista macaense Herculano Estorninho.
Legenda da foto acima:
A maior atracção da visita foi-nos proporcionada por este belo conjunto de maquetas da península de Macau e das ilhas da Taipa e de Coloane, outro trabalho artístico de Herculano Estorninho. Ocupando uma grande área. no centro da galeria, reproduzem, em escala de 2 cm por 10 metros, o actual território da província, em alto relevo e a cores, figurando nelas as obras realizadas nos últimos 40 anos e as projectadas num futuro próximo, com as tão desejadas ligações Macau-Taipa (ponte) e Taipa-Coloane (istmo). Vistas, no seu conjunto, pela sua disposição artística e pelo sistema da sua iluminação, oferecem ao visitante um efeito surpreendente, inédito e particularmente sugestivo. Na execução deste e doutros trabalhos, intervieram artífices da PSP e desenhadores dos Planos de Fomento. Na direcção geral, temos a registar os nomes dos srs. Tenente-coronel Galvão de Figueiredo e Tenente Correia Marques. 
Reprodução de notícia da capa do jornal Ponto Final de 29 de Abril de 1994 data da morte do macaense Herculano Estorninho, "um dos artistas mais conceituados de Macau".
Nota: scans enviados pelo filho de Herculano, Zito Estorninho.
Informações adicionais neste post:

Sem comentários:

Enviar um comentário