terça-feira, 12 de dezembro de 2023

A zona do Chunambeiro em meados do século 19

Actualmente não existe o Largo do Chunambeiro mas na toponímia macaense ainda temos a Rua do Chunambeiro 燒灰爐街 e o Parque Infantil do Chunambeiro (junto à Calçada do Bom Parto). A zona correspondente ao antigo largo é a actual Praça de Lobo de Ávila (governador de Macau entre 1872 e 1874).
Neste detalhe de uma foto de Joh Thomson obtida ca. 1870 podemos ver essa zona. Na imagem destaca-se no topo a Ermida da Penha e em baixo, na colina com o mesmo nome, o Palacete de Santa Sancha e a muralha da Fortaleza do Bom Parto.
Detalhe de um mapa de 1889

Chunambeiro (chunambo ou chuname) significa cal de ostra e nome teve origem no facto de em século anteriores ali terem existido fornos para a queima da ostra originando o chunambo que depois era usado na construção de muros, muralhas, paredes, etc... As muralhas e algumas fortalezas de Macau foram assim construídas, juntando-se ao chunambo areia, argila, palha de arroz, pedra e terra.
Curiosidade:
O nome em chinês da zona é Siu Fui Lou Kai que significa Rua do Forno da Cal.
Essa zona era o limite da rua/Avenida da Praia Grande e só no início do século 20, depois de vários aterros, foi feita a ligação por estrada até à Barra e ao Porto Interior. O primeiro aterro  "em continuação do da Praia Grande para o Chunambeiro" data de 1868 conforme "annuncio" de 12 de Setembro desse ano (imagem acima).

Colecção Fotografias Antigas de Macau
Edição: Museu de Macau e Instituto Cultural de Macau, 2009
Foto de José Martins

1 comentário: