quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Nuno Barreto: 1941-2009

"Culto, bom pedagogo, com muito sentido de humor e personalidade vincada"... foi esta a imagem deixada por Nuno Barreto em Macau.
Considerado o melhor pintor português das últimas décadas de Macau, Nuno Barreto morreu aos 68 anos no dia 24 de Junho de 2009, dia de S. João, no Porto, cidade onde nasceu em 1941.
Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde se graduou em 1967 com vinte valores. Bolseiro da Fundação Gulbenkian, fez uma pós-graduação na prestigiada Saint Martin's School of Art, de Londres. Professor da ESBAP, dirigiu durante 15 anos a respectiva Oficina de Serigrafia. Em 1986, foi 'Artist in Residence' em duas instituições do estado norte-americano de Massachusets.
Convidado para trabalhar em Macau, foi o principal dinamizador da Escola de Artes Visuais, inaugurada em 1989 e que está na origem da actual Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico.
Foi a partir de Macau que a sua pintura se tornou mais conhecida. O quadro porventura mais popularizado chama-se "O Embarque no 'Pátria'" e é uma alegoria ao fim da administração portuguesa daquela minúscula colónia na China - e que foi, simultaneamente, o fim do império. (in Expresso)

Nuno Barreto regressou a Portugal em 2005. Em Macau, a sua obra que pode ser vista, por exemplo, na sala de jantar do Clube Militar de Macau. Tem ainda muitos quadros nas instituições oficiais do Governo e em Shangai. É de referir também ainda as inúmeras falsificações (cópias muitas vezes feitas na china) dos quadros de Nuno Barreto.
O percurso artístico (desde 1966) do pintor pode ser seguido no livro "Galeria Imaginária" realizado a partir de um CD-ROM com o mesmo título concebido pelo próprio pintor e editado pela Fundação Oriente em 2006. Um dos capítulos é dedicado a Macau-China.
Quadro "Pátria"... segundo apurei existem duas versões deste quadro...

1 comentário:

  1. Expresso o meu pesar muito tardiamente, pelo meu amigo pintor Profs Nuno Barreto que conheci na década de 80 em Macau, aquando da sua vinda para portugal se despediu de mim com um poema muito bonito dizendo: (A diferença de gerações não é barreira para a amizade e partilha entre Homens) era uma pessoa muito afectuosa e rica interior-mente o que expressava no seu trato pessoal e obviamente em todas as obras que deixou. onde quer que estejas estás sempre presente !

    ResponderEliminar