segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Macau... por Lisboa

O Centro Científico e Cultural de Macau (com o Museu de Macau) e a Fundação Oriente (com o Museu do Oriente) são espaços a merecer uma visita por parte de quem se interessa pela história de Macau (e não só... por toda a Ásia). Mas há mais Macau para ver por Lisboa.

Museu do Oriente

No Museu do Oriente destaque para o Centro de Documentação, Serviço Educativo e os diversos cursos e conferências que vão acontecendo. Mas este museu não se esgota em Macau...
"O Museu do Oriente define-se como uma unidade museológica permanente, aberta ao público, tutelada pela Fundação Oriente, tendo por missão a valorização dos testemunhos quer da presença portuguesa na Ásia quer das distintas culturas asiáticas.
Trata-se de um museu de âmbito territorial internacional e de carácter transdisciplinar, que procura, através do cruzamento de pontos de vista emergentes dos campos temáticos da História, da Arte e da Antropologia, proporcionar aos Portugueses e aos que nos visitam uma memória viva e actuante das culturas asiáticas e da relação secular que foi estabelecida entre o Oriente e o Ocidente, principalmente através de Portugal.
A esses campos temáticos corresponde um diversificado património cultural de interesse histórico, artístico, documental, etnográfico e antropológico relacionado tanto com a cultura popular e as religiões orientais como com os mais variados aspectos da presença portuguesa na Ásia ao longo de cinco séculos. "
O Museu do Oriente fica na Avenida Brasília, Doca de Alcântara, em Lisboa.
Museu de Macau

O único Museu histórico-cultural sobre Macau existente fora da República Popular da China bem como, uma singular colecção de Arte Chinesa.
"O Museu com recurso a modernas e dinâmicas linguagens, didácticas e interactivas, apoia-se nas mais modernas tecnologias para captar a atenção dos mais jovens e do público em geral. Visa divulgar a condição essencial de Macau enquanto ponto de encontro por excelência de Portugal e da Europa com a China. Procura, ao mesmo tempo, acentuar a importância da milenar herança da civilização chinesa."
O Museu de Macau (tb com serviço educativo) fica na Rua Junqueira, nº 30, Lisboa. Nas imediações está acessível uma excelente biblioteca.
Antiga Missão de Macau

Também a Delegação Económica e Comercial de Macau (antiga Missão de Macau), na Av. 5 de Outubro, em Lisboa, tem uma livraria junto à delegação de turismo, com um vasto espólio do mercado editorial nacional e internacionalm com especial destaque para o que edita por Macau.

Por último, uma referência à Casa de Macau em Lisboa (av. Gago Coutinho).

Sem comentários:

Enviar um comentário