segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Centenário do edifício da Caixa Escolar

Há 100 anos neste dia o jornal "A Pátria" noticiava a "Inauguração do novo edifício da Caixa Escolar" ocorrida dois dias antes no Tap Seac sendo um "projecto do condutor de Obras Públicas" Gastão Borges.
"Fez-se no último Domingo, pelas 15 horas, conforme noticiámos. Compareceram, S. Exa. o Governador, com sua Exma. Espôsa e Ajudante, Dr. Albuquerque, Sua Exa. Revma. o Sr. D. José da Costa Nunes, e as pessoas mais distintas desta cidade entre militares, civis e particulares.
Foi servida uma taça de champanhe, brindando em primeiro lugar o Sr. Henrique Nolasco da Silva, Director da Caixa Escolar. Agradecendo a comparência das pessoas presentes, historiou a origem, progresso e desenvolvimento daquela instituição, pondo em evidência os benéficos resultados da Caixa Escolar, em pró da mocidade escolar, bem como a maneira como tem desempenhado o cargo que lhe foi confiado pelo Governo da Província de administrar a Bôlsa de Estudos. Apela para a numerosa assistência, a fim de que todos, sem excepção, se inscrevam como sócios da Caixa Escolar.
Responde S. Exa. o Governador, congratulando-se com os resultados obtidos e incitando a Direcção a envidar os melhores esforços no sentido de obter por meio dos exercícios desportivos, bem orientados, uma nova geração ilustrada e morigerada, sendo certo que nada influí tanto numa boa educação moral e na formação do carácter cívico, como são os exercícios físicos bem conduzidos.
Em seguida foram executados, sob a sábia direcção do Sr. Artur Borges, vários exercícios ginásticos, que muito agradaram. No campal tocava a banda do Orfanato da Imaculada Conceição, enquanto a assistência se entretinha a ver vários jogos desportivos, entre os quais o boxe e o tennis. Pelas 17 horas serviu-se o chá e dançou-se até que horas dentro do edifício. Felicitamos a Direcção e, mais uma vez, agradecemos o convite para assistirmos a tão simpática festa."
o edifício actualmente

Sem comentários:

Enviar um comentário