Em 1959 Ian Fleming foi contratado pelo The Sunday Times para explorar quatorze das cidades mais exóticas do mundo.
Fleming observou tudo com o olhar de jornalista mas sobretudo com o de um escritor de suspense. De Hong Kong a Honolulu, de Nova York a Nápoles, trocou as ruas movimentadas pelos becos escuros, ignorou os pontos turísticos e privilegiou os locais 'obscuros', conviveu com celebridades mas também com gangsters e gueixas. O resultado é uma série de retratos vívidos de um mundo misterioso e já desaparecido dado a conhecer ao público pela primeira vez em 1963 na obra "Thrilling Cities" (Cidades Fascinantes/Emocionantes).
No livro embarcamos numa aventura por Hong Kong, Macau, Tóquio, Honolulu, Los Angeles, Las Vegas, Chicago, Nova York, Hamburgo, Berlim, Viena, Genebra, Nápoles e Monte Carlo. ... numa jornada pelas paisagens, sons, gastronomia e bebidas de algumas das cidades mais fascinantes do mundo em meados do século 20.
Na passagem por Macau o jornalista e escritor Ian Lancaster Fleming (1908-1964) teve uma relação especial com o Hotel Central - uma "casa de prazer" - e que viria a incluir no mundo de James Bond e que pode ver-se no filme "007 The Man with the Golden Gun" (1974).
Uma das cenas é o salão onde se jogava fantan e onde as apostas eram feitas através de buracos entre pisos usando varas de pesca.
"In the Central Hotel, most of the Fantan tables have holes cut in the ceilings above them so that additional players can sit around a railing above and participate in the game."
Excerto do artigo "Macao Hits the Doldrums" da autoria de John W. Powell publicado na The China Weekly Review, 6.9.1947
As imagens acima (preto e branco) são da autoria de Jack Birns e foram feitas em 1948/49 para a revista Life (EUA) e mostram uma sala de jogo de fantan em Macau, muito provavelmente no hotel Central.







Sem comentários:
Enviar um comentário