quarta-feira, 11 de junho de 2025

O 10 de Junho e os cartazes de Vitor Marreiros

O designer gráfico macaense Victor Hugo Marreiros (n. 1960) é o autor dos cartazes alusivos ao dia de Portugal em Macau desde 1990. Os trabalhos tem como características comuns a inclusão de símbolos nacionais, portugalidade, de Macau e aspectos alusivos ao ano em curso.
2004
2025

2017

Vitor Marreiros em entrevista ao Hoje Macau em 2017:
"Faço os cartazes do 10 de Junho desde 1990. Fiz primeiro para o Governo de Macau, quando ainda estava no Instituto Cultural (IC), e depois para a comissão organizadora das comemorações do 10 de Junho. Depois, ao fim de uns anos, voltou para o IC e passou a ser feito pelo IPOR. Ao fim de um ano, pelo facto de o IPOR ter decidido fazer um concurso, em vez de me pedir cartazes, deixei de fazer. Mas ainda assim decidi fazer sem encomenda, em 2006, quando fiz um galo de Barcelos para oferecer à comunidade portuguesa. Estava habituado. A Casa de Portugal em Macau soube da história e decidiu apadrinhar o cartaz. Até hoje."
1990
2024

Curiosidade:
A propósito de Victor Marreiros e portugalidade... No hotel MGM em Macau a "Grande Praça", com calçada à portuguesa, é uma réplica de vários edifícios da baixa lisboeta, sendo o edifício a norte, inspirado na fachada da Estação Rossio. Ainda no hotel podem ser vistas diversas obras da autoria do artista macaense, incluindo nos restaurantes de comida chinesa "North" e "South".

Sem comentários:

Enviar um comentário