sábado, 1 de janeiro de 2022

Macau no "Asian Civilisations Museum" em Singapura

No Asian Civilisations Museum podem ser vistas algumas obras de arte de/sobre Macau. Para este post seleccionei duas pinturas (óleo sobre tela) e um leque.
Estão entre as principais peças do chamado "China Trade" marcado sobretudo pela exportações de produtos chineses para o ocidente ao longo dos séculos 18 e 19,
Havia uma grande procura por vistas dos lugares que os europeus e americanos visitavam na região costeira junto a Macau, pelo que os pintores chineses depressa começaram a executar cenas de cidades portuárias, paisagens marítimas e retratos baseados muitas das vezes em gravuras europeias e americanas. Tinham ainda a particularidade de 'imitarem' as técnicas de pintura do mundo ocidental. Foram produzidas milhares de peças, nomeadamente pinturas, que na esmagadora maioria não eram assinadas, não se podendo por esse motivo obter muitas informações adicionais para além do que pode ser visto nas telas.
Os tamanhos das pinturas variavam bastante mas por norma não eram grandes. Nestes dois casos estamos perante peças de 55 cm x 69 cm, uma rara excepção.
A julgar pelo que é representado os quadros foram executados na primeira metade do século 19.
Nesta vista do Porto Interior pode ver-se à direta o pagode da Barra / Templo de A-Ma. São ainda representadas as fortalezas da Guia e do Monte, a Ermida da Penha e a fachada da igreja Mater Dei (Ruínas de S. Paulo, desde 1835). Destaque ainda para as múltiplas embarcações, ocidentais e orientais.
Nesta vista da baía da Praia Grande, a leste da península de Macau, destaco os edifícios ao longo da costa bem como as principais fortificações de natureza militar e igrejas. Da esquerda para a direita, a Fortaleza do Bomparto, a Ermida da Penha, Fortim de S. Pedro, Fortaleza do Monte, Fortaleza e Ermida da Guia e ainda o forte de S. Francisco, entre outros.
Em cima um leque - seda e papel com entalhes dourados - com três vistas de cidades portuárias. Da esquerda para a direita: Hong Kong, Cantão e Macau.  

Sem comentários:

Enviar um comentário