terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Macau no Museu dos Fósforos de Tomar: 1ª parte

Está localizada em Tomar, no Convento de S. Francisco, uma das maiores colecções mundiais de fósforos. O feito deve-se a Aquiles da Mota Lima, um tomarense que começou a sua colecção pessoal em 1953 durante uma visita a Inglaterra para assistir à coroação da rainha Isabel II.
Nessa viagem foi ainda à Holanda, Bélgica, França e Espanha, países de onde trouxe inúmeros exemplares. Na ida para Inglaterra conheceu uma senhora norte-americana que já fazia colecção e pediu-lhe que comprasse todas as caixas bonitas que encontrasse.

Aquiles dedicou-se ao estudo e colecção de caixas e carteiras de fósforos tornando-se um reputado filumenista (do grego phílos, «amigo»+latim lumen, «luz; lume»)
Nos primeiros tempos começou por guardar os fósforos numa garagem. Mais tarde mandou construir na sua propriedade um edifício com 17×5,5 metros à prova de fogo. A colecção já contava com 113 expositores.
Esta aventura durou perto de 30 anos até que todo o acervo foi doado à cidade de Tomar em 1980 para em troca ser construído um museu. Aquiles morreria em 1984 sem o museu inaugurado.
A sua filha Maria Helena - tinha 26 anos quando o pai iniciou a colecção - foi desde a morte do pai a guardiã dos milhares de items e continua a ser. Na minha visita ao museu, em Outubro de 2018 tive o privilégio de a encontrar e trocamos algumas palavras. Mal lhe falei em Macau, depressa retorquiu, "segunda sala do lado direito." Prometi doar os que tivesse por casa e não encontrasse nos expositores.
Em Março de 1989 o museu foi finalmente aberto ao público no Convento de São Francisco com 43 mil caixas e 16 mil etiquetas de fósforos de 127 países, tudo organizado pela filha de Aquiles. As mais antigas datam do início do século 19. (continua)
A primeira peça da colecção
In Portugal, there is a museum full of matchboxes, it's called the Museu dos Fósforos. It’s a magnificent collection started by Aquiles da Mota Lima in 1953. It has a total of more than 43,000 matchboxes from 127 countrys.

Sem comentários:

Enviar um comentário