sábado, 22 de setembro de 2018

O "Tratado" de Frei Gaspar

http://macauantigo.blogspot.com/2014/05/tratado-das-cousas-da-china-e-de-ormuz.htmlTratado das cousas da China de Frei Gaspar da Cruz (frade dominicano), publicado em 1569-1570, em Évora, a primeira obra exclusivamente dedicada à China a ser impressa na Europa.
Frei Gaspar da Cruz esteve em Cantão durante seis semanas, em 1556. Do que viu e dos testemunhos que recolheu escreveu esta obra que compila o que até à data os portugueses sabiam sobre a China:
 vida económica, política, administrativa, social e intelectual. Aborda a localização geográfica, os limites e divisões administrativas, a fauna, a flora, o vestuário, hábitos culinários, festividades, música, escrita, crenças, o chá, a escrita chinesa, a antiguidade da tipografia, a grande muralha, o hábito de atar os pés às mulheres, as estradas e pontes, a agricultura, a polícia, etc.
Para Frei Gaspar "os Chinas a todos excedem em multidão de gente, em grandeza de reino, em excelência de polícia e governo, e em abundância de possessões e riquezas".
O Tratado de Frei Gaspar da Cruz viria a ser uma das principais fontes da célebre obra Historia de las cosas mas notables, ritos y costumbres del gran reino de la China (editada em Roma pela primeira vez em 1585), escrita por Juan Gonzalez de Mendoza e que teve cerca de 40 edições entre 1585 e 1600. Foi ainda a principal fonte da descrição da China incluída na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, primeira edição em 1614.
Na imagem uma edição de 1996 feita em Macau. Existem abundantes reedições.

Sem comentários:

Enviar um comentário