sábado, 29 de setembro de 2018

"Serviço de porcelana chinesa" de D. Pedro III


Réplica de um prato em porcelana da China de exportação europeia decorada com as Armas Reais Portuguesas sobrepostas às da Ordem da Cruz de Malta em esmaltes polícromos e ouro.
À semelhança das cortes de França e Espanha, a realeza, nobres, dignitários da Igreja e alta burguesia portuguesas também não dispensavam à sua mesa as peças de louça da China que importavam através de Macau. Estes serviços - cujas peças podiam rondar as duas centenas - eram constituídos por pratos fundos e rasos, terrinas e travessas de vários tamanhos, saladeiras, molheiras, mostardeiras, saleiros, caixas de especiarias, manteigueiras e cremeiras.
Foi assim desde o século XVII até ao século XX, com os monarcas e aristocratas a importarem serviços e peças avulsas decorados com os seus brasões de armas entre flores, folhas, grinaldas, gregas e outros elementos decorativos coloridos com esmaltes.
Encomendado pelo rei D. Pedro III, em 22 de Agosto de 1775, por via de Bento Dias, segundo um aditamento ao inventário do Palácio de Queluz de 1767, entrou no referido palácio "Hum jogo de Loiça de Macao fundo branco sercadura de rede encarnada e matizes, filetes de oiro e em cada pessa duas tarjas de Armas Reais juntas com as de Malta".
D. Pedro III (1717-1786) era filho de D. João V e de D. Maria Ana de Áustria. O Palácio Nacional de Queluz era a sua residência favorita e foi para lá que foi este serviço completo de porcelana chinesa de exportação ("Companhia das Índias"), do reinado Quianlong (1736-1795), constituído por serviço de jantar, chá, café e chocolate. Foi propositadamente encomendado para o rei, e decorado com as Armas Reais portuguesas sobrepostas à cruz da Ordem de Malta. O serviço é designado por "Louça de Macao" tendo sido feitas reproduções com fins comerciais.


Réplica de um bule em porcelana da China de exportação europeia - do período Qianlong - decorada com as Armas Reais Portuguesas em esmaltes polícromos e ouro. Parte de um serviço de mesa, chá, café e chocolate, encomendado pelo rei D. Pedro III, marido da Rainha D. Maria Pia.

2 comentários:

  1. Os meus parabéns pela qualidade deste blog. No entanto, não posso deixar de assinalar que a Rainha D. Maria Pia foi rainha consorte do Rei D. Luis I. D. Pedro III foi o rei consorte da Rainha D. Maria I, sua sobrinha.

    ResponderEliminar