sábado, 1 de setembro de 2018

1.º Périplo aéreo do Império Colonial Português

4.º Cachet emitido pela S.I.C.
Comemorativo do 1.º Périplo aéreo do Império Colonial Português, feito pelos aviadores, Tenente Humberto da Cruz, piloto e 1.º Sargento Gonçalves Lobato, mecânico.
Vôo Macau – Goa – 27/11/934

Fourth Cachet issued by the S.I.C.
Commemorating the first intrepid aerial circumnavigation of the Portuguese Colonial Empire, by the fliers Lieutenant Humberto da Cruz, pilot, and air mechanic Gonçalves Lobato
Macau – Goa Flight – 27/11/934
O avião Dilly de regresso a Portugal, partiu do campo da Areia Preta (hipódromo) com destino a Goa, via Hanói, Bangkok, Akyab (Birmânia), Allahabad (Índia), tendo aterrado em Goa a 1 de Dezembro de 1934. Mais sobre esta aventura aqui.
Segundo o piloto: "Quási na hora da largada foram-nos entregues dois pacotes de cem cartas, cada, com envelopes especiais e devidamente selados. Um, dirigido a Gôa e, o outro , a Lisboa. alguém tivera a feliz ideia de aproveitar o avião para dar um início experimental ao correio entre colónias e entre Macau e a Metrópole…
Em cada um dos pacotes vinham duas cartas para os tripulantes do «Dilly» e , assim, em Gôa e em Lisboa, tivemos a satisfação de receber, quási à nossa chegada, cartas de Macau que nos eram dirigidas e que nós tínhamos trazido. Os envelopes ficarão, pelos seus dizeres e pelos seus gráficos e desenhos, não faltando a barra nacional verde-vermelha, a atestar para sempre, na posse dos colecionadores, êsse primeiro transporte de correio aéreo feito por um avião português". 
Nota: Imagens do 3º e 4º cachet, mas existiram outras. Cachet significa nesta caso selo, característica, uma marca distintiva... S.I.C. é a sigla de Sociedade Internacional de Coleccionadores. Era o primeiro correio aéreo a saír de Macau...

Sem comentários:

Enviar um comentário