Em Maio de 1920 Sun Iat-sen e a mulher visitaram Macau. Esta fotografia, com a família Lou Kau, foi tirada na sua casa, hoje jardim Lou Lim Ioc. Em baixo a casa memorial de Sun Iat Sen em Macau na década de 1960-70.
A Santa Casa da Misericórdia de Macau (SCM) descobriu “num arquivo morto” documentos que comprovam que o chamado“pai da China”, o revolucionário Sun Yat Sen (1866-1925), abriu o seu primeiro consultório médico em Macau, no ano de 1893. O edifício ficava no Largo do Senado e pertencia à Santa Casa da Misericórdia. Tendo por base o documento agora encontrado, a SCM vai avançar com a edição de um livro (edição trilingue que deverá estar concluído ainda este ano. Em declarações à imprensa de Macau o provedor da SCM António José de Freitas disse ter sido “encontrado um livro onde consta o ordenamento dos prédios do ano de 1893, durante os três anos de ordenamento das casas que pertenciam à irmandade. Foi descoberto neste livro o ordenamento de um prédio com a assinatura do próprio punho do doutor Sun Yat Sen” e acrescentou que "tudo aponta que foi com base neste ordenamento que o doutor Sun Yat Sen instalou o primeiro consultório médico em Macau, em 1893. Funcionava num dos prédios mais próximos da Travessa do Roquete".
(Pode ver mais imagens do largo do Senado na época neste post)
Botasamigo
ResponderEliminarEstive umas quantas vezes em Macau e tenho lá bons Amigos.
Caro Amigo
Por intermédio de um nosso Amigo comum, o Helder Fernado, acabei de te encontrar. Gostei. Já estou aqui e fui um privilégio cá chegar. A blogosfera tem destas coisas 1) boas e também 2)coisas más. O teu Blogue está na alínea 1).
Por isso me inscrevi como teu perseguidor e prometo-te que aqui voltarei e farei comentários. Amor com amor se paga e peço-te que faças o mesmo na nossa Travessa do Ferreira http//:aminhatravessadoferreira.blogspot.com…
Vou fazer 72 anos mas esforço-me por manter a minha cabeça jovem. O meu Curriculum Vitae Podes encontra-lo na minha Travessa. Que assim passará a ser também tua.
Muito Obrigado
Abçs
Henrique
_____
Este comentário é comum àqueles blogues que visitei e de de que gostei e gosto