quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Loja com 50 anos vai fechar portas

Uma quinquilharia com mais de meio século de história vai encerrar este mês. Factores como a falta de mão-de-obra e de herdeiros levaram o casal Wu a decidir acabar com o negócio. Moradores da zona central da cidade lamentam o fim de mais uma loja antiga
No próximo dia 22, a quinquilharia “Wu Kan Kei” colocará um ponto final numa história com muitos capítulos. O casal proprietário do estabelecimento justificou o fecho de portas com vários factores, salientando que a idade avançada dos dois, a inexistência de herdeiros que pudessem continuar com o negócio e a falta de mão-de-obra pesaram na decisão.
A loja foi aberta há mais de 50 anos pelo pai do senhor Wu, começando por comercializar produtos de uso diário, desde meias a toalhas, passando mais tarde a vender também sapatos e malas. Actualmente, a maioria das vendas envolve artigos para bebés, a maioria dos quais importados do Japão, facto que também tem penalizado o volume de negócios, devido à desvalorização da moeda nipónica.
Situada na Travessa dos Algibebes, na zona central da cidade, a quinquilharia “Wu Kan Kei” é muito popular entre os moradores do bairro, que não escondem a sua tristeza por verem desaparecer mais uma loja antiga em Macau.
Para o casal Wu, o encerramento de lojas nos bairros antigos está relacionado sobretudo com dois problemas: as rendas elevadas e as dificuldades sentidas ao nível da contratação de mão-de-obra. O senhor Wu fez mesmo questão de advertir, em declarações à imprensa em língua chinesa, que a sua loja não é a primeira a fechar pelas razões apontadas nem será a última. Por isso, o casal Wu exortou o Governo a apoiar mais as lojas tradicionais dos bairros antigos.
Notícia do JTM de 19-01-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário