quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Novas edições do Albergue SCM: MacauFotoBios

A vida e obra de José Vicente Jorge preenche o primeiro capítulo de uma colecção de fotobiografias de personalidades macaenses, com edição do Albergue SCM, "José Vicente Jorge, Macaense Ilustre”.
José Vicente Jorge nasceu e viveu em Macau, no final do séc. XIX e primeira metade do séc. XX, tendo sido uma personalidade ímpar a nível cultural, nomeadamente no campo do relacionamento entre as comunidades. Professor de língua e cultura chinesa, mas também jurista e coleccionador de arte chinesa, José Vicente Jorge é recordado num livro de 364 páginas que, segundo o Albergue SCM, “contém importante espólio de fotografias e documentos daqueles anos tão importantes na história de Macau” e do qual o "Macau Antigo" dará conta já amanhã. Na imagem os autores, Graça Pacheco Jorge e Pedro Barreiros.
Graça Jorge, nascida em Macau a 1942 e interessada na divulgação da identidade macaense, focou o seu trabalho principalmente na gastronomia local e no estudo da família Jorge (em Macau desde o séc. XVII) à qual pertence. Como artista gráfica já trabalhou em vários projectos, nomeadamente nas “Memórias da Calçada Portuguesa” e “Memórias antigas de Macau” com exposições e conferências em Lisboa, Açores e Cabo Verde.
Também natural de Macau, Pedro Barreiros é filho de Danilo Barreiros, macaense de alma e de Henriqueta Pacheco Jorge Barreiros, a quarta filha de José Vicente Jorge. Em Lisboa estudou Medicina e, paralelamente ingressou no quadro médico da Força Aérea. Dedicou-se desde criança à pintura tendo feito muitas exposições individuais e algumas colectivas.
NA: O segundo volume desta colecção será «Carlos D’Assumpção, Um Homem de Valor», de Celina Veiga de Oliveira. Na lista estão também as fotobiografias de Adé dos Santos Ferreira, de Deolinda da Conceição, do padre Manuel Teixeira, de Ho Yin, de Chui Tak Kei e de Roque Choi.

Sem comentários:

Enviar um comentário