domingo, 22 de janeiro de 2012

Kung Hei Fat Choi - Gong Xi Fa Cai - 恭喜發財

A 23 de Janeiro comemora-se a entrada no ano do Dragão, animal que rege este ano lunar. O último foi no ano 2000. As celebrações prolongam-se até 16 de Fevereiro. Nesta época milhares de chineses viajam até Macau, o único local da China onde é possível jogar, legalmente, em casino.A tradução literal de Kung Hei Fat Choi é esta: 恭喜 significa "parabéns". 發財 significa "ficar rico/prosperidade". Em suma, quer dizer, Desejo-te as maiores felicidades! ou Que a prosperidade te acompanhe. Há quem o entenda como Feliz Ano Novo, mas como se vê não é disso que se trata. De acordo como dialecto falado na China assim muda a pronúncia. Kung Hei para o cantonense (Sul da China), "gong xi..." no mandarim. Na região de Fukien, por exemplo, diz-se de outra forma. Uma coisa é certa, escreve-se sempre da mesma maneira, pois a língua escrita é só uma!
Dragão (long em chinês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo e o único do zodíaco chinês que não é real. Ao contrário do que acontece no mundo ocidental, o dragão da China está associado à água (e não ao fogo) sendo um misto de vários animais místicos: olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa, etc.
É um signo caracterizado pela vitalidade, entusiasmo, orgulho, extravagância e ideais elevados. No Oriente, o dragão simboliza o imperador, e os chineses chamam-no o guardião da riqueza e do poder. É considerado um signo próspero.

Sem comentários:

Enviar um comentário