sábado, 7 de janeiro de 2012

Exposição recorda origens macaenses


A Casa das Ilhas das Casas-Museu da Taipa renovou a sua exposição permanente, passando a apresentar uma nova mostra intitulada “Ilhas de Graça Remanescente – Exposição de Cultura Macaense”.
De acordo com o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), a exposição integra duas secções: uma ilustra as origens históricas e culturais dos macaenses e a outra revela aspectos da religião e cultura na comunidade portuguesa.
A exposição abrange obras de uma colecção recentemente adquirida, sendo que muitas são expostas pela primeira vez. Entre as obras agora desvendadas, o IACM destaca um mapa da Península Ibérica que mostra a geografia de Portugal no século XIX, bem como fotografias que retratam as actividades sociais dos macaenses. Na Casa das Ilhas está ainda disponível uma zona de projecção de fotografias antigas.
Origens históricas e culturais dos macaenses e várias vertentes da comunidade portuguesa são reavivadas numa exposição organizada pelo IACM nas Casas-Museu da Taipa.
“Tendo a Baía de Nossa Senhora da Esperança (veja aqui as fotos de 1921 ano em que os edifícios foram construídos) em pano de fundo, as Casas-Museu da Taipa e os elementos arquitectónicos que as envolvem, foram outrora locais de residência de pessoas da comunidade portuguesa. Não obstante a transformação que o panorama foi sofrendo ao longo do tempo, as Casas mantêm o ambiente bucólico e mostram a interligação das culturas chinesa e portuguesa”, sublinha o IACM.
Para o organismo, a exposição agora lançada “traz à luz do dia histórias esquecidas de Macau e as saudades que alimentavam o espírito da comunidade portuguesa”. As Casas-Museu da Taipa encontram-se abertas ao público todos os dias, das 10 às 18 horas, excepto à segunda-feira. A entrada é livre.
Notícia do JTM de 19-12-2011
Antiga maternidade e biblioteca na Taipa

Sem comentários:

Enviar um comentário