quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Filatelia: contributo de...

Feliciano Monteiro Flor...
Envelope dos CTT de Macau comemorativo do "Primeiro dia de venda de selos da emissão "Flores" 22 - 9 - 1953 "com selo de taxa 39 avos Flor de Lotus", depois símbolo da bandeira da Região Autónoma. Ambos os selos integraram a histórica série de 10 valores, heliogravada pela Courvoisier S.A. de Chaux da Fonds, em papel porcelana, com fios de seda, tendo denteado 11 1/2. Farol da Guia: selo de 40 avos do 1ºgrupo da emissão ordinária "Edifícios e Monumentos Públicos de Macau". Consta dum Postal Máximo com carimbo do 1º dia de circulação 10-6-1982, edição José Martins, com fotografia de Jorge Rocha.
No verso do postal : " Aceso pela primeira vez em 1865, foi a primeira construção do género nas costas da China. Construído na Fortaleza de Nª. Sª da Guia, o farol mede 16 metros de altura e tem 7 m de diâmetro na sua base".
Foi posteriormente aplicado no FDC (first day cover) - envelope de 1º dia emitido pela RPC, comemorativo da Assinatura Oficial de Acordo entre Portugal e a RPC sobre as Negociações Luso-Chinesas acerca do Futuro de Macau, posto em circulação em 13 de Abril de 1987, simultaneamente em Macau e na China, que escolheu um selo mostrando a Muralha , de acordo com a ilustração do envelope, mas não foi escolhido o selo das Ruínas de S. Paulo existente na mesma emissão portuguesa, optando-se pelo Farol talvez por não ter implicações religiosas.
1º dia de circulação das séries "Flortes e Jardins" - 4 selos , em 8 -10-1991; e "Borboletas da Região" - 8 selos, em 27- 9- 1985.
"(...) Quero felicitá-lo pela iniciativa do Blog, que reune já muito curiosa e variada informação, e se me permitir uma modesta contribuição, poderá juntar o que melhor entender dos anexos deste mail. Feliciano Monteiro Flor

Sem comentários:

Enviar um comentário