quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bairro Fai Chi Kei e zonas adjacentes





As zonas do Fai Chi Kei, Doca do Lamau e Ilha Verde eram as áreas eram as mais pobres de Macau até pelo menos ao final da década de 1980. No Lamau existiam os estaleiros chineses para a construção de juncos de pescas, tudo em seu redor era constituído por parafitas, no Bairro de Fai Chi Kei, havia somente dois prédios do Estado, o resto, junto ao mar era constituídos por barracas. Os incêndios aconteciam com alguma frequência.
O bairro de habitação social Fai Chi Kei foi projectado por Manuel Vicente em 1977 e concluído em 1981. As seis torres sociais do Fai Chi Kei somam 240 fracções, distribuídas por seis pisos.
O Fai Chi Kei tem 14 tipologias de habitação, o que atesta o seu experimentalismo.
No conjunto vasto de obras que Manuel Vicente construiu em Macau, o Fai Chi Kei ocupa um espaço particular. Os dois blocos que projectou referem-se a duas bandas de habitação que existiam previamente. O carácter monumental da estrutura é suavizado pelas passagens interiores, pátios intimistas e tipologias diferenciadas. No quadro da cultura arquitectónica, trata-se de um cruzamento singular do neo-racionalismo italiano - daí o carácter monumental - com a cultura americana - daí a procura de um certa domesticidade pós-moderna. Se os volumes e os rasgos que o desenham são monumentais, o verde e o cor-de-rosa das paredes são pop e comunicantes. Sendo simples e complexo, o Fai Chi Kei é uma tentativa livre de encontrar uma arquitectura de âmbito social no contexto macaense. Nesse sentido, insere-se destacadamente num período em que a habitação social era a arquitectura de ponta em Portugal.

3 comentários:

  1. Estimado Amigo e Ilustre Historiador Joao Botas,

    Esta antigas mas belas imagens que nos transmite, neste seu artigo, me trazem imensas recordacoes. Foi das primeiras imagens que tive de Macau, pois fui militar no Quartel da Ilha, e o destino quis que um dia fosse Chefe de Sector do Lamau, como tal conheci perfeitamente o local.
    Hoje em dia esta tudo diferente, para melhor, a pobreza que se via deu lugar a arranha ceua.
    Estes predios sociais da autoria do Arquitecto Vicente, tem os dias contados, irao ir abaixo e nesse local serem construidas umas altas torres.
    Essa rua essa chamada de Joao Belo tal como era o nome do Bairro, hoje em dia e uma mistura de bairros que nos baralham, logo a entrada aquele agnomerado de casas deram o nome de Bairro da Concordia.
    Um abraco com votos que passe um Feliz e Santo Natal, junto de seua estimada familia, com muita Saude, Paz e Amor.
    De Bangkok com amizade
    Antonio Cambeta

    ResponderEliminar
  2. Caro Senhor,

    Cheguei até si e a seu notável trabalho sobre Macau, por necessidade de pesquisar material para um trabalho de escola, sobre as minhas origens. É de facto de louvar e eu, que só conhecia as histórias por minha mãe e avó contadas, fiquei fascinada. Os meus parabéns!
    Devo confidenciar, também, que comentei o facto com uma colega que se revelou ser de há muito sua conhecida e que muito gostaria de entrar em contacto consigo, Isabel Seixas.
    Um abraço, Filomena

    ResponderEliminar
  3. Olá Filomena! Obrigado pelas suas palavras. Fico feliz por poder contribuir um pouco para que descibra ainda mais sobre as suas origens. Se no baú dos avós/pais encontrar informação que queira partilhar, está desde já convidada. Quanto à Isabel (e tb a si) aqui fica o meu contacto: macauantigo@gmail.com . Prometo responder. JBotas

    ResponderEliminar