segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Exposição "MapaMorphosis 500 anos de Cartografia de Macau"

Está patente até dia 17 de Março 2024 na Casa Garden - delegação da Fundação Oriente em Macau - a exposição "MapaMorphosis 500 anos de Cartografia de Macau".
Com curadoria de Pedro Luz documenta a transformação e expansão da cidade ao longo dos últimos 500 anos através de um conjunto de mapas e elementos multimédia.
Num texto da organização do certame organizado pela Associação Cultural 10 Marias e a Fundação Oriente, a partir de uma ideia de Marco Rizzolio pode ler-se: "Na era pré-colonial, a área de Macau estava reduzida a uns meros três quilómetros quadrados, o seu processo de expansão deu-se, a partir do século XVI, com o estabelecimento dos portugueses e a ‘conquista’ de território. Durante a segunda metade do século XX, a área terrestre de Macau aumentou aceleradamente, passando de 15 quilómetros quadrados em 1972 para 21 em 1994. Hoje, a área terrestre é aproximadamente de 32 quilómetros quadrados com uma população de cerca de 680 mil habitantes, fazendo com que Macau seja uma das cidades do mundo com maior densidade populacional."
Fotos: Fundação Oriente - Macau

2 comentários: