quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Peles de lontra, chá e porcelana

"A Voyage round the world onboard the ship Columbia Rediviva and sloop Washington" é o longo título do manuscrito que relata a primeira viagem de circum-navegação efectuada por navios dos EUA, entre 1787 e 1789. 
O "Columbia Rediviva" e o "Washington" era navios privados de Boston comandados por John Kendrick e Robert Gray e visavam as trocas comerciais com a China. Levavam peles de lontra marinha e em troca pretendiam trazer chá, porcelana e seda.
Poucos anos antes, em 1783/84, tinha sido efectuada a primeira viagem de um navio comercial dos EUA à China, denominado precisamente Empress of China. E cerca de uma década antes, o inglês James Cook fizeram com sucesso várias viagens com o mesmo fim.

A fragata Columbia Rediviva (de 200 toneladas, construída em 1773 e renovada em 1787) acompanhada de uma escuna mais pequena, a Lady Washington (90 toneladas), partiram de Boston em Setembro de 1787. 
Depois de caçarem lontras marinhas na América do Sul rumaram para o Hawai e dali para a China chegando a Macau a 3 de Novembro de 1789. Era a partir daqui que podiam rumar a Cantão e efectuar as trocas comerciais. A autorização - dita de Chop (carimbo) - para prosseguir até Cantão demorou cerca de duas semanas. Ancoraram em Whampoa, a apenas 12 milhas de Cantão, a 17 de Novembro.
Na cidade chinesa contactaram Samuel Shaw e Thomas Randall, os primeiros norte-americanos a criarem uma empresa comercial na China. Tinham para vender 900 peles que aguardavam em Macau e só foram transportadas para Cantão nos primeiros dias de Janeiro de 1790.
O negócio só ficaria fechado no início de fevereiro. De acordo com os registos do navio columbia Shaw e Randall pagaram pelas peles ao capitão Gray $21.404; deste valor, $10.163 foi gasto em reparações dos navios e outras despesas, e com os restantes $11.241 foram adquiridos 650 baús de chá Bohea (ca. 10 mil Kg /21.461 libras). Uma variedade de chá preto também conhecida pelo nome Wuyi cultivada no norte da China. Com um empréstimo da Shaw & Randall, o capitão Gray comprou ainda seda e porcelana.
A viagem de regresso teve início a 12 de Fevereiro de 1790 (a partir de Cantão) chegando a Boston em Agosto desse ano. Os registos indicam que a viagem não foi lucrativa já que à chegada mais de metade do chá estava estragado pela água do mar. Ainda assim, poucos meses depois, a fragata Columbia faria uma nova viagem rumo à China.
O negócio viria gerar imensos lucros contribuindo de forma decisiva para a prosperidade de Boston.

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