Data de 1861 a criação do primeiro Observatório Meteorológico de Macau. Ficava junto ao então designado Hospital Militar, que juntamente como Hospital da Misericórdia (S. Rafael), eram os dois hospitais do tipo ocidental em Macau. O denominado S. Januário só seria inaugurado em 1874.
"Observações meteorológicas feitas no Hospital Militar de Macau": Agosto 1863 |
Foi o então cirurgião-mor do território, Dr. Lúcio Augusto da Silva, o responsável máximo pela saúde pública no território, o autor das primeiras observações meteorológicas, como se pode aferir num relatório por ele escrito e publicado em 1866 no Boletim do Governo (de Macau) e na Gazeta Médica de Lisboa.
"O estudo de todos os phenomenos meteorologicos que tão poderosa influencia exercem nos seres organisados demanda tanta dedicação e trabalho que difficilmente póde ser emprehendido por um só individuo e de modo algum por aquelle que se vê sobrecarregado de outros encargos. Não havendo um observatorio em Macau tive de observar e registar os principaes phenomenos meteorologicos como a temperatura a humidade a pressão atmospherica a chuva e o estado do tempo. Estas observações poderam ser feitas apenas duas vezes no dia. Os instrumentos aferidos pelos padrões do observatorio meteorologico da escola polytechnica de Lisboa, cujas instrucções segui, foram colocados no melhor local de que pude dispor, no hospital militar a poucos metros de altura acima do nivel do mar. Remetti a V. Exa. os mappas meteorologicos mensaes bem como o quadro geral de cada um dos tres ultimos annos. Não são observações completas por faltarem muitos outros dados importantes mas apresentam aquelles a que mais geralmente se attende e a que eu pude dedicar-me.
Antes de apresentar o resumo de todos esses dados e fazer sobre elles algumas considerações direi o que me parece ácerca das quatro estações do anno n'esta localidade. Dependendo as estações da temperatura e esta da circumstancia geometrica que acompanha o movimento da terra em torno do sol é claro que ellas variam em numero e duração em diferentes regiões do globo. As quatro estações como se acham estabelecidas nas latitudes que se comprehendem na zona temperada não duram o mesmo tempo nos paizes proximos dos tropicos e reduzem-se mesmo a duas nos que ficam ao equador e aos polos.
Na pequena peninsula de Macau situada a 22 12 44 de latitude norte, isto é, quasi no tropico de cancer, na zona torrida dá-se a primeira d'estas circumstancias. Os solsticios e equinoxios são para os astronomos os factos que marcam os limites entre as quatro estações do anno. Os meteorologistas porém, tendo em attenção sómente a marcha da temperatura e deixando de parte esta precisão dos dias em que o sol no seu movimento apparente se approxima dos dois limites ao norte e ao sul e passa por duas vezes sobre o equador, comprehendem na primavera março abril e maio, no estio junho julho e agosto, no outono setembro outubro e novembro e no inverno dezembro janeiro e fevereiro.
Fundando-me nos dados meteorologicos obtidos nos tres ultimos annos podia, se me fosse permittido, estabelecer a duração das estações em Macau do modo seguinte: primavera abril e maio, estio junho julho agosto e setembro, outono outubro e novembro, inverno dezembro janeiro fevereiro e março. Parece me isto mais rasoavel sobretudo quando se trata de estudar as doenças, comtudo meteorologistas de primeira plana reprovam como introduzindo confusão na sciencia o crear estações particulares para diferentes regiões do globo. (...)