terça-feira, 6 de julho de 2021

Manuel da Silva Mendes: homem dos sete ofícios

A propósito dos 90 anos passados sobre morte de Manuel da Silva Mendes (1867-1931) - assinalam-se em Dezembro - recordo as referências sobre ele na edição de 1908 do "The Directory & Chronicle for China, Japan, Corea, Indo-China, Straits Settlements, Malay States, Netherland India, Borneo, The Philippines, etc".
Nesta publicação podem atestar-se as múltiplas ocupações de MSM - foi ainda autor de livros e crónicas na imprensa, coleccionador de arte, etc... - no território onde chegara sete anos anos.
Em 1908 era Professor de português do Lyceu, Director do "curso commercial annexado ao Lyceu Nacional", Secretário do Grémio Militar, Membro do Concelho Municipal (Leal Senado), Advogado (bacharel em direito como se dizia na época) com escritório no nº 25 da rua da estrada da flora e ainda Juiz de Direito.






Em algumas referências, quer notícias quer directórios, dos primeiros anos do século XX  o nome surge como "Manoel" em vez de "Manuel". 
Referência à Biografia de MSM editada em 2017 no catálogo de edições do IC - Macau
Em cima o calendário do ano lectivo 1913-1914 quando MSM dava aulas de Português (também deu de Latim) no Liceu onde chegou a ser Reitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário