quarta-feira, 28 de julho de 2021

Baluartes de S. Jerónimo e S. João

Menos conhecidos das edificações de defesa militar de Macau (que circundava toda a zona centro e sul da península), devido à sua reduzida dimensão, os fortes (tb designados por fortins e baluartes) de S. João (ficava junto à porta de S. Lázaro, nas muralhas que circundavam a chamada cidade cristã) e S. Jerónimo remontam ao século 17 e deixaram de ter fins militares em meados do século 19, sendo grande parte das "antiga muralhas da cidade" demolidas aquando do governo de Ferreira do Amaral.
Ao contrário das demais, estas edificações visavam a parte da terra e não a defesa marítima, estando ligados entre si (e ainda à Fortaleza do Monte, o ponto central do sistema defensivo) por uma muralha que chegava a ter três metros de largura e 10m de altura.
Detalhe de um mapa de 1889 (legenda errada: esq. S. João e Dta. S. Jerónimo)
O que resta da muralha junto ao antigo fortim de S. Jerónimo

Em 1880, por iniciativa de Demétrio Cinatti é criado em Macau o Observatório Astronómico,  que viria a ser instalado em 1904 no antigo Forte de S. Jerónimo (corresponde à zona actual do Bairro da Horta da Mitra), ao lado do Hospital construído em 1874.
Em 1900 foi criado o primeiro posto meteorológico do território, designado por Observatório Meteorológico de Macau; ficava na Ermida da Penha e ali funcionou até 1904 quando se mudou para a colina de S. Jerónimo.
Nesse ano também para ali se mudou a Capitania dos Portos, que até então era responsável pelos Serviços de Meteorologia, deixando de o ser nesse ano.
Em Junho de 1966 o Observatório Meteorológico de Macau transfere-se para a Fortaleza do Monte.
*Um baluarte ou bastião, em arquitectura militar, designa uma obra defensiva situada nas esquinas e avançada em relação à estrutura principal de uma fortificação abaluartada.

Sem comentários:

Enviar um comentário