sábado, 10 de julho de 2021

História Ilustrada do Comércio do Ouro (séc. 20): 1ª parte

As negociações para o estabelecimento de um Sistema Monetário Internacional (SMI) começaram, entre os EUA e o Reino Unido, em Julho de 1944, ainda no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Os dois países tentaram estabelecer um padrão comum, perante o qual seriam definidos os valores das moedas nacionais. 
Chegados a um acordo, definiram o ouro-dólar como esse padrão. O ouro era um metal precioso cujo valor não sofria grandes flutuações e o dólar foi escolhido porque a economia norte-americana era considerada a mais estável.
O acordo de Bretton Woods teve como objectivos principais promover a cooperação internacional através das instituições monetárias, facilitar a expansão do comércio internacional, implementar a estabilidade dos câmbios e contribuir para a instituição multilateral de pagamentos. 
É assim que é criado o Fundo Monetário Internacional (FMI), destinado a assegurar os mecanismos de apoio financeiro necessários à estabilidade do SMI. Fica ainda proibida a importação de ouro para fins privados.
O preço do ouro é fixado a 35 dólares por onça e o seu comércio desencorajado e até mesmo proibido em alguns países como o Reino Unido (Hong Kong) e a China. Portugal fica de fora deste acordo e, por via disso, também Macau que passa a ser o Eldorado da Ásia para este comércio. De países na região como as Filipinas, Tailândia, Vietname, Índia, entre outros, passam a chegar a Macau milhares de onças, sobretudo em barras e lingotes que depois de transformados são reexportados. O governo de Macau que tinha acabado de perder uma importante fonte de receitas oriunda do comércio do ópio tem aqui a autêntica galinha dos ovos de ouro para encher os cofres públicos. A taxa de importação cobrada é de 2 dólares por onça e de 3 dólares para "ouro em trânsito" (o que não chegava a ser transformado estando no máximo 48 horas no território).*
Portaria 4176 de 21.6.1947

Em 1947 Macau importou 1.100.000 onças de ouro. No ano seguinte foram mais de 3 milhões de onças. É só fazer as contas...
A esmagadora maioria do ouro que passava por Macau era exportado, sobretudo para a China continental. Notícias da época indicam que o preço da onça em Manila rondava os 40 dólares e depois de passar por Macau era vendido em Xangai a 80 dólares.
Empresários locais como Pedro José Lobo (que era também o chefe da repartição que autorizava as importações de ouro) e chineses, quer de Macau quer do continente e de Hong Kong fizeram fortunas com este negócio que durou até à década de 1970.
* A taxa de importação de ouro de 2 patacas/onça foi instituída a 13 de Dezembro de 1947 (Portaria 4283 - Boletim Oficial 13.12.1947). A 19 de Janeiro de 1952 aumentou para 2,5 patacas originando uma quebra de quase 2 milhões de patacas nos lucros da concessionária do ouro a favor dos cofres públicos.
Curiosidade: O 7º livro da saga James Bond tem por título "Goldfinger" e foi editado em 1959. O autor, Ian Flemming, esteve em Macau nesse ano tendo-se encontrado no hotel Central com Pedro José Lobo. 
Em 1963, no livro "Trilling Cities escreve assim sobre Macau: "(...) Gold, hand in hand with opium plays an extraordinary secret role through the Far East, and Hong Kong and Macao, the tiny Portuguese possession (...) are the hub of the whole underground traffic. (...)

1 comentário:

  1. E por aí também Passou o ouro nazi roubado aos judeus e a alguns países que invadiram.

    ResponderEliminar