segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O "Programma de Instrucção Primária" em meados do século 19

Os 4 "annos" lectivos da "Instrucção Primária" em 1877 eram compostos por sete disciplinas:
Leitura (do 1º ao 4º anno); Escripta (do 1º ao 4º anno); Arithmética (do 1º ao 4º anno); Ensino Religioso e Moral (1º ao 4º anno); Grammatica (3º e 4º anno); Rudimentos da História de Portugal (4º anno); Noções de Geographia e chorographia de Portugal (3º e 4º anno).

Nesta época o ensino primário oficial (em português) ainda não estava sistematizado e existiam várias pequenas escolas - a par dos tutores privados - espalhadas pelas várias freguesia (total de 7) da cidade de Macau. 
Atente-se neste "Aviso" de 1876:
“Para conhecimento daqueles a quem possa interessar e dos pais e tutores das meninas, se publica que a professora da extinta escola da instrução primária da freguesia da Sé, D. Astéria Coelho dos Santos, foi transferida para a de S. Lourenço, e que o funcionamento da respectiva escola, terá começo em 1º de junho próximo futuro, na casa nº 51, sita na Praia Grande. 
Secretaria do Governo de Macau, 31 de Maio de 1876.”

Por volta de 1878, além das escolas públicas havia ainda 16 escolas privadas que tinham 407 alunos, dos quais 245 eram do sexo masculino e 162 do sexo masculino. 
Segundo o regulamento interno do Colégio de Santa Rosa de Lima, em 1875 o ensino primário dividia-se em duas classes; a primeira tinha 4 disciplinas: Leitura, Escrita, Operações Fundamentais de Aritmética (números integrais e fracções) e Religião Católica e Catecismo. A Leitura dividia-se em seis: Introdução à Gramática e Princípios de Análise, História de Portugal, Resumos de Geografia e Geografia das Províncias Ultramarinas de Portugal, Base do Protocolo, Aritmética e Uso e Explicação dos Sistemas de Pesos e Medidas e Desenho e Sua Aplicação Eficaz na Vida Diária.
A 3 de Setembro de 1883 era inaugurada a Escola Central do Sexo Masculino, fundada pelo Leal Senado, sendo-lhe anexadas as Escolas Primárias do Governo (3) e do Seminário (1). Tinha 4 professores e 175 alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário