quarta-feira, 28 de outubro de 2020

China Merchants Steam Navigation Company

Fundada em 1872 com sede em Xangai, a China Merchants Steam Navigation Company (CMSNC) foi uma das várias empresas de navegação marítima a servir as cidades costeiras chinesas, incluindo Macau, e surgiu como forma do estado chinês tentar quebrar o domínio do sector por parte dos estrangeiros, em especial norte-americanos e britânicos. As famílias Swire, Russel e Jardine eram quem ditavam as regras sendo donos de empresas como a China Navigation Company (de John Swire), Shanghai Steam Navigation Company, Yangtze Steamship Company, China Coast Steamship Company, entre outras...
A navegação do rio Yangtzé  e a rota entre Shangai e Tientsin eram as grandes apostas da CMSNC que pouco depois de ser criada já dominava mais de metade do mercado com uma política agressiva para a época. O forte apoio estatal e o esmagamento de preços depressa fizeram a concorrência estrangeira quebrar. Em Março de 1877 a família Russel vendeu o negócio e em 1878 seria vez da Shanghai Steam Navigation Company também ser vendida  à China Merchants Steam Navigation Company.
Os navios Kian Tung (imagem abaixo) e Kian Ping estão entre os que efectuavam a ligação diária entre Cantão e Macau onde a empresa tinha uma ponte-cais exclusiva, a nº 14.
Notas: 
- Na época já existia a "Hong Kong Canton and Macao Steam Boat Co." mas só operava entre estas três cidades.
- A China Merchants Steam Navigation Company ainda se mantém em actividade. 
Ponte-Cais nº 14 da China Merchants Steam Navigation Company
Macau, Porto Interior: década 1930
S.S. Kiantung

Sem comentários:

Enviar um comentário