terça-feira, 7 de julho de 2020

O tratado sino-americano de 1844

The image shows the temple in Macao where the first Sino-American treaty was signed in July 3rd 1844 clarifying the status of Americans in China and granting to the United States commercial privileges equal to those afforded to Great Britain.
Caleb Cushing, the first American emissary to China, was the one who negotiated the treaty. He arrived in Macau on February 1844. Is known as Wanghsia treaty, the mandarim name for the cantonese name Mong Ha.
Desde a fundação e até ao século 19 Macau teve um papel decisivo ao servir de 'ponte' nas relações entre o Ocidente e a China. O território, único estabelecimento europeu na costa chinesa, era um entreposto comercial já que as leis do Império do Meio não permitiam a entrada de mulheres e estrangeiros.
Na sequência da guerra do ópio, através da assinatura de um tratado, em 1842, a China ficou obrigada a pagar uma indemnização a Inglaterra no valor de 21 milhões de dólares, a abolir o monopólio do comércio, a abrir cinco portos ao comércio internacional (Cantão, Xiamen, Fuzhou, Ningbo e Xangai), a ceder Hong Kong e a estabelecer taxas alfandegárias fixas.
Com a China 'aberta' ao mundo as principais potências mundiais quiserem aproveitar esse novo mercado. Estados Unidos e França exigiram as mesmas regalias que os ingleses. 
Os Estados Unidos enviaram então Caleb Cushing a Macau em Fevereiro de 1844 para concluir o acordo com a China e entregar uma carta do presidente John Tyler ao imperador chinês Daoguang.
Algumas das folhas do tratado (imagens Capitol Visit Center)

Qiying, representante do imperador chinês rumou a Macau a estabeleceu residência no templo de Kun Iam Tong (no sopé da colina de Mong Há) e seria aí assinado o primeiro tratado sino-americano, a 3 de Julho de 1844, numa mesa de pedra ao ar livre que ainda hoje existe. 
O tratado é conhecido sob o nome de Wanghia, a designação em mandarim de Mong-Ha (cantonense). Com este tratado, os americanos obtiveram todos os privilégios dos britânicos, excepto a cedência de um território e a indemnização monetária. Após a assinatura do documento os norte-americanos continuaram a usar Macau como base para os seus negócios na China.

Sem comentários:

Enviar um comentário