quinta-feira, 23 de julho de 2020

Charles Ricou e a Macau Aerial Transport Company

A Macau Aerial Transport (MAT) foi a primeira companhia aérea criada em Macau e Hong Kong. O feito deve-se a Charles Edmond William de Ricou, cidadão francês, piloto durante a primeira guerra mundial. Nasceu em Hong Kong em 1881, estudou jovem em França onde tirou engenharia e aprendeu a pilotar. No início do século XX já tinha residência em Macau. Ali foi accionista e director da empresa que fornecia a energia eléctrica:  a Far East Electric Company de 1906 a 1910 e a Melco a partir de 1910. Teve ainda uma empresa de gelo, a Macao Ice and Cold Storage Company..
Picture
Charles Edmond William de Ricou na Indochina em 1918. Foto HKHAA.

A ideia era ligar por via aérea os dois territórios bem como Cantão, transportando carga, passageiros e correio. Estávamos em 1920. Após negociações com o governo, a 3 de Fevereiro de 1920 foi dada autorização à The Macao Aerial Transport Co Ltd para construir um hangar provisório para hidroaviões, "em terreno vago pertencente ao estado" na zona da Barra (entrada no Porto Interior).
A 13 de Fevereiro foi feito um voo de teste com a viagem a durar 20 minutos. Numa embarcação a vapor a viagem durava quatro horas e meia. Em Junho foi feita uma nova demonstração da capacidade dos aparelhos em Hong Kong (imagem abaixo). Os pilotos eram norte-americanos.
 
Para levar a cabo a sua ideia, Ricou chegou a comprar cinco hidroaviões Curtiss Model F (pretendia inicialmente 12) nas Filipinas. Um dos hidroaviões foi baptizado com o nome de "Almirante Paço d´Arcos".
Picture
Um "Curtiss" com a Cruz de Cristo em Repulse Bay

Vicissitudes várias levaram o projecto de um sonhador ao fracasso. Dois hidroaviões foram vendidos ao governo de Macau para a criação de uma escola de aviação, mas também esta viria a a não ter sucesso.
Um dos hidroaviões de Ricou em Macau

Em Julho de 1924, Charles de Ricou, condecorado com a Cruz de Guerra (França), e Cavaleiro da Ordem de Cristo (Portugal) regressou a Paris onde viria um bem sucedido homem de negócios. Na segunda guerra mundial destacou-se como um dos líderes da resistência aos alemães. Morreu a 21 de Dezembro de 1961 após doença prolongada.

Sem comentários:

Enviar um comentário