terça-feira, 16 de junho de 2020

O pântano da Macau rural do século 19

Nesta vista parcial de um mapa de Macau de origem chinesa de ca. 1870 pode ver-se a zona que vai da Porta do Campo (ou de S. Lázaro) até à Porta do Cerco. Da Porta do Campo para a direita ficava a chamada cidade cristã e para a esquerda a denominada zona chinesa composta essencialmente por pequenas povoações (Mong Há, San Kiu,  Patane, etc...) cujos habitantes dedicavam-se à pesca e à agricultura.
Clicar na imagem para ver em tamanho maior
Ao centro assinalei o que era na época uma vasta zona de pântanos e que corresponde ao que é hoje o Tap Seac e zonas adjacentes compostas também por várzeas, cemitérios chineses e vários cursos de água (Ribeira do Patane, Canal de San Kiu, etc...)
Esta vasta zona pantanosa era foco de infecções e de doenças como o paludismo ou a cólera e seria aterrada no tempo do governador Horta e Costa (1894-1897). As terras vieram das colinas em redor e do denominado Campo da Vitória (com o monumento com o mesmo nome). 
Com a terraplanagem foi possível criar logo em 1898 a Avenida Vasco da Gama (topónimo que já não existe). O início deste longa avenida ficava onde hoje está a estátua do navegador e prolongava-se pelo actual percurso da Av. Sidónio Pais. 
No topo da Avenida Vasco da Gama existia um coreto - numa primeira fase sem cobertura - que foi demolido na segunda metade da década de 1930.

Sem comentários:

Enviar um comentário