sábado, 20 de junho de 2020

Macau no "Archivo Popular" de 9 Janeiro 1841

“A Cidade do Nome de Deus de Macau está situada em uma península, ou estreita língua de terra, unida por um istmo de cinquenta braças de largura à ilha de Hiam-San, dependente da província de Cantão. A extensão desta península é de uma légua e a sua largura de menos de uma milha. Toda ela é montanhosa, ou antes é um só monte de pedras; porém os portugueses construindo em umas eminências as suas fortalezas, em outras diversas igrejas e ermidas, e nos vales os edifícios públicos e habitações particulares, fizeram deste monte de pedras uma bela cidade, cuja perspectiva pode comparar-se com a de muitas e boas cidades da Europa”.
Artigo não assinado, de página e meia, publicado na edição nº 2 do "Archivo Popular semanário pintoresco", 9 de janeiro de 1841. Segue-se um excerto.

A cidade do Nome de Deos de Macáo está situada em huma peninsula ou estreita lingua de terra unida por hum isthmo de cincoenta braças de largura á ilha Hiam San, dependente da provincia de Cantão. A extensão desta peninsula he de huma legua e a sua largura de menos de huma milha. Toda ella he montanhosa, ou antes, he hum só monte de pedras, porém os portuguezes, construindo em humas eminencias as suas fortalezas, em outras diversas igrejas e ermidas, e nos valles os edificios públicos e habitações particulares, fizeram deste monte de pedras huma bella cidade cuja perspetiva póde comparar-se com a de muitas e boas da Europa.
Não tem a cidade de Macáo mais de humas mil braças de comprido sobre tresentas de largo e compõe se de 1200 fogos com 3500 moradores portuguezes e 1300 escravos, afora a população chineza que monta a mais  20 mil almas e vivem de mistura com os portuguezes, mas sugeitos sómente aos seus mandarins.
He cabeça de bispado e tem um cabido, três freguezias, casa de Misericordia com dois hospitaes, hum recolhimento de meninas, hum seminario de padres da congregação, além de tres conventos de frades e varias ermidas Tem boa casa de camara, espaçosa alfãndega e  palacio do governo. (...)
Tendo este primeiro estabelecimento crescido em commercio e riqueza e sendo já o número de casas no anno de 1585 o erigírão portuguezes em cidade intitulando a do Nome de depois de terem conseguido do vice rei de Cantão a de se governarem a si e administrarem aos seus pelas suas proprias leis Durante o governo dos Filippes em Portugal hollandezes inimigos de Castella tendo roubado todas as nossas possessões da Asia tentárão tambem varias vezes apoderar-se de Macáo por surpreza até em 24 de junho de 1622 resolvêrão dar hum ataque á cidade para o que desembarcárão 800 homens sitio de Cacilhas porém forão pelos nossos atacados valor tal que apezar da inferioridade do número os conseguindo sobre elles huma completa vitoria. (...)

2 comentários:

  1. Bom dia, excelente a publicação, parabéns e estamos sempre prestigiando, abraço.

    ResponderEliminar
  2. A Cidade do Nome de Deus de Macau
    um nome bem merecido!!!

    ResponderEliminar