sábado, 9 de maio de 2020

Corsairs of the China Seas

Corsairs of the China Seas / Corsários dos Mares da China. Corsários é sinónimo de piratas e é sobre esse tema que trata este livro cuja primeira edição é de 1936 e o autor assina sob o pseudónimo de Bok. Um outro título, Vampires of the China Seas, de 1932, é também da autoria de Bok. Estes títulos serviriam de inspiração a alguns filmes da época: "China Seas", de 1935, por exemplo.


Numa das muitas  fotografias de Macau estão as Casas de Fantan e a Rua da Felicidade


Capítulo sobre a "Rua dos Bordéis" (Rua da Felicidade)
A pirataria, prostituição e o jogo do fantan são os motivos principais 
deste livro muito famoso nas décadas de 1930 e 1940.

Até hoje não se conhece com certeza absoluta o nome do autor. Presume-se que se trata de Aleko E. Lilius, que editou em 1930 a obra "I sailed with Chinese Pirates" que apresenta muitas semelhanças. Aleko Lilius, jornalista e fotógrafo, é finlandês.
Neste último título, Lilius refere ter navegado com Lai Choi San, que apelida de "rainha dos piratas" e que tinha uma frota de 12 juncos.
Esta personagem - não se sabe se exsitiu mesmo - viria a 'ganhar vida própria' na época, em contos e banda desenhada. No Brasil, por exemplo, sob o título de "A Rainha dos Piratas Chineses". Jaime do Inso, em "A China", de 1936, também a refere.
Dois aspectos do Porto Interior

Sem comentários:

Enviar um comentário