quinta-feira, 14 de maio de 2020

Auto-retrato de George Chinnery

Auto-retrato de Chinnery em 1840
Como era costume na época oitocentista entre os pintores, também George Chinnery fez alguns auto-retratos. Tanto quanto sei, uns cinco, sendo este de 1840, o mais conhecido (imagem ao lado).

Neste auto-retrato Chinnery está no seu atelier (e casa) em Macau. 
Quando chegou a Macau a 29 de Setembro de 1825, Chinnery começou por morar na Rua do Hospital, numa casa de Christopher August Fearon, comerciante da Companhia das Índias Orientais, que lhe instalou um atelier no jardim
Em 1826 Chinnery opta por arrendar o n.º 8 da Rua de Inácio Baptista (freguesia de S. Lourenço perto d aigreja com o mesmo nome) onde vive e monta o atelier. É ali que vive até à morte a 30 de Maio de 1852.
Voltando ao auto-retrato...
No cavalete podemos ver que está a pintar o que parece ser uma mesquita na Índia. Ao fundo, na parede, está exposto um quadro, também da sua autoria, onde é retratada a baía da Praia Grande em Macau. 
Chinnery enviou este quadro para o seu amigo Lancelot Dent (um comerciante rico) em Inglaterra. 
Atente-se o que Chinnery escreve numa carta datada de 29 de Agosto de 1845:
" I have the pleasure to put my own portrait in charge of Mr Duncan, who will kindly deliver it to you. I believe I mentioned to you my particular wish that it should not be engraved during my life time - but after my Death I can have no objection - I have put within the case my written Directions as to its being varnished. I now send a Certificate who will save you some trouble I believe at the Custom House in London."
Tradução:
"Tenho o prazer de enviar o meu auto-retrato através do senhor Duncan, que gentilmente o entregará a si. Julgo já lhe ter revelado o meu desejo particular que o mesmo não seja reproduzido enquanto for vivo - mas depois da minha morte não posso fazer nenhuma objecção. junto envio as minhas instruções escritas sobre o envernizamento. Agora envio um certificado que lhe poupará alguns problemas, acredito, na Alfândega de Londres."

O China Journal na edição de 6 de Junho de 1928 publica um artigo da autoria de Montalto de Jesus sobre Chinnery
Em 1974, no bicentenário do nascimento de Chinnery, o governo de Macau prestou-lhe homenagem baptizando uma rua com o seu nome (fica perto de onde viveu). Em cantonense chama-se "Quiannnanli"
Em baixo uma imagem de outro auto-retrato de Chinnery, a lápis e datado de 1832.

Desenho a lápis de 1832

Sem comentários:

Enviar um comentário