domingo, 31 de maio de 2020

"O Século ilustrado": 18 Maio 1974

Artigo: "Porque não fomos expulsos de Macau" da autoria de Manuel de Lima publicado na edição nº 1897 de 18 de Maio de 1974 da publicação "O Século Ilustrado".
É sobre os acontecimentos ocorridos em Macau em Dezembro de 1966 (conhecidos como “1-2-3”) e baseia-se numa entrevista a Leopoldo Danilo Barreiros que cedeu à publicação alguns documentos, incluindo "documentos fotográficos" - reproduzidos na entrevista - da obra intitulada "Luta contra as Atrocidades Sanguinárias do lmperialismo Português em Macau", de Setembro de 1967, edição «Aomen Ribao» («Diário de Macau» ).

"Na ilha da Taipa pretendiam os chineses reconstruir a escola comunista que ali mantinham, para o que pediram a devida autorização que, todavia, por motivos de falta de visão de algumas autoridade, não lhes era concedida, isto em flagrante contradição com o que ali se passava em relação aos interesses do grupo de Chang Kai Chek. Daí, os lamentáveis acontecimentos que as fotos documentam e cujo relato, confissão e pedido de desculpas foi feito em documento que a seguir transcrevemos, assinado pelo governador de Macau e apresentado a uma comissão representativa dos diversos sectores sociais do população chinesa."
Palavras de Danilo Barreiros.

Refere-se aos eventos de 1966 e tem por base fotografias publicadas numa publicação de Macau que apresenta uma versão parcial e parcelar dos acontecimentos. 


1 comentário:

  1. Porque não fomos expulsos de Macau?
    Resposta facilima! porque a China estava praticamente isolada e precisava de Macau para exportar e importar ao género de contrabando aquilo que não conseguia legalmente, e também porque o governo da colónia comprometeu em nome da comunidade portuguesa que esta passa-se a engraxar as botas dos chineses.

    ResponderEliminar