quarta-feira, 24 de outubro de 2018

"Perpetuar a História de Macau para as gerações futuras"

Com o blogue “Macau Antigo” prestes a completar 10 anos, João Botas assegura que vai continuar a fazer um esforço para “dar a conhecer histórias inéditas” ou apresentar “de uma perspectiva menos habitual” aquelas que já se conhecem. Neste momento, garante, “não pode haver objectivo mais nobre” que o de manter o número sólido de visitantes já atingido.
A paixão pela história de Macau e as recordações do território onde viveu “grande parte” da adolescência, na década de 1980, levaram João Botas a criar o blogue “Macau Antigo” em Novembro de 2008, depois de lançar o livro “Liceu de Macau 1893-1999”. A primeira publicação data de 6 de Novembro.
“O intuito era (e é) muito simples: uma homenagem de um ‘filho da terra’ adoptivo a uma terra ímpar e para que, principalmente junto dos portugueses de Portugal, a imagem de Macau deixasse de ser a que sempre foi: um misto de desconhecimento e desinteresse”, indicou João Botas numa resposta à Tribuna de Macau.
No início, o principal desafio passou por perceber “a receptividade, o ‘feedback’ dos leitores ao que ia escrevendo”. Actualmente, o blogue conta com cerca de 12.000 visitas por mês.
Ao longo destes 10 anos, João Botas diz ter tido muitas “e boas provas” do modo como o blogue conseguiu marcar algumas pessoas. “No caso do ‘Macau 1937-1945: os anos da guerra’ recebi um e-mail de uma pessoa que era neto de um antigo militar em Macau”. No texto lia-se “Nestes últimos dias de vida, encontrar amigos e coisas que o ligassem a Macau e à fantástica viagem que fez há 60 anos era um dos maiores desejos e alegrias do meu avô. Graças a si, conseguiu ver a sua história contada, história que tantas vezes me contou mas que precisava de mostrar ao mundo”.
Além disso, indicou, quase todas as semanas recebe pedidos, nomeadamente de estudantes universitários, para que os ajude com trabalhos como teses de final de curso ou mestrado.
A selecção do conteúdo para o blogue é feita segundo vários critérios. “Pode ser uma efeméride, pode ser até um acontecimento actual que remete para o passado. Também abordo muito a questão dos livros, edições recentes ou mais antigas. E sobre Macau existem tantos títulos…”.
Daqui para a frente, assegura João Botas, o blogue vai continuar a manter os mesmos moldes. “Faço um esforço para dar a conhecer histórias inéditas ou então, quando já se conhecem, apresento-as de uma perspectiva menos habitual. Há sempre coisas novas que gostaria de fazer, mas falta-me o tempo para as concretizar”, referiu.
Entre os projectos pensados está uma exposição “com base num outro projecto paralelo ao blogue e que já tem nome: Macau Memorabilia”. “Ao longo destes anos juntei milhares de objectos – postais, moedas, notas, envelopes, caixas de fósforos, bilhetes de cinema, de ‘jetfoil’, autocarro, cartões telefónicos, mapas, livros [apenas primeiras edições], folhetos turísticos, revistas e jornais que julgo poderem resultar numa exposição que conte um pouco da história de Macau com recurso a objectos do quotidiano”.
Em relação aos propósitos que têm a ver com o blogue, João Botas defende que “não pode haver objectivo mais nobre que não seja o de manter esse número sólido de visitantes”.
Questionado sobre de que modo o blogue dá a conhecer o território a quem nunca cá esteve, sublinhou que o grande desígnio do projecto é “perpetuar a História de Macau para as gerações futuras”. “É um regresso ao passado mas com saudades do futuro. Para quem nunca esteve em Macau, sobre os aspectos relacionados com a identidade macaense, nomeadamente o Patuá, pode encontrar no blogue muita informação à distância de um clique”.
Como em quase todos os aniversários do “Macau Antigo”, vai decorrer um passatempo que levará à oferta de 100 livros sobre Macau que chegarão aos primeiros 100 leitores que enviem, entre 1 e 30 de Novembro, uma frase sobre o blogue para o e-mail macauantigo@gmail.com, juntamente com o nome e morada.
Para a concretização do passatempo, João Botas conta com a ajuda logística e financeira da Fundação Casa de Macau, que este ano se juntou pela primeira vez a outras instituições que já o apoiam como a Delta Edições/Revista Macau, o Instituto Internacional de Macau, a Fundação Jorge Álvares e a Delegação do Turismo de Macau em Portugal.
Artigo da autoria de Inês Almeida publicado no Jornal Tribuna de Macau, 24.10.2018

1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog e qual sempre ativo e qual nesta oportunidade deixo comentário, saudações, José Rodrigues

    ResponderEliminar