segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dança do Leão

A dança do leão bem como a dança do dragão são os divertimentos populares que se realizam em especial durante as celebrações do Ano Novo Chinês. Não é apenas um divertimento, mas uma arte típica chinesa e um exercício físico de resultados benéficos para a saúde.
Existem três tipos de leões: vermelho, preto e colorido. O vermelho representa a valentia, coragem; o preto, ferocidade e o colorido, mansidão.
Na dança do leão é mais comum o vermelho e o preto, combinando com o nariz azul, as orelhas pretas e barba curta. Estes leões quando se encontram, entram em luta. Só os coloridos são mais pacíficos e por isso são chamados de leões auspiciosos.
A técnica da dança é muito complicada e muito cansativa, razão pela qual as pessoas se revezam durante a dança.
Uma dança demora uns 20 a 30 minutos, ao som de uma música de banda composta de um gongo, pratos e um tambor, sendo este batido pelo próprio dirigente da dança.
A dança do Leão é uma forma de dança tradicional na cultura chinesa, na qual os participantes imitam os movimentos de um leão usando uma fantasia do animal.
O traje de leão pode ser manejado por um único dançarino, que salta e movimenta energicamente a cabeça, as mandíbulas e olhos da fantasia, ou por um par de dançarinos, que constituem as pernas dianteiras e traseiras do animal. O uso do par de dançarinos é visto em exibições de acrobatas chineses, com os dois dançarinos agindo em conjunto para movimentar o animal entre plataformas de várias alturas. A dança é tradicionalmente acompanhada por gongos, tambores e panchões, representando uma chuva de boa sorte.

3 comentários:

  1. Caro Botas, sabes se na zona de Lisboa há algum grupo de dança do Leão? E podem comprar-se panchões?
    Obrigado, um abraço e feliz Páscoa
    Jaime Crespo

    ResponderEliminar
  2. Associação Portuguesa de Kung Fu Xuan Wu; Grupo de dança de dragão do Porto SHE-SI; Grupo de dança de Leão da Associação Internacional Buddha’s Light de Lisboa. Qto a panchões, não tenho a certeza, mas nada como procurar nas lojas/mercearias chinesas da zona da Mouraria.
    Boa Páscoa! JB

    ResponderEliminar