quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pavilhão de Macau na Expo de 1940


Exposição do Mundo Português. A exposição decorreu de 23 de Junho a 2 de Dezembro de 1940. A sua realização integrou-se nas "Comemorações Centenárias" ou do "Duplo Centenário", um conjunto de manifestações de natureza várias, destinadas a comemorar os centenários da Fundação de Portugal e a Restauração.
Implantada na zona ribeirinha, ocupando 450 mil metros quadrados na Barra do Restelo, em Belém, tinha como objectivo constituir uma síntese da civilização portuguesa e da sua projecção universal.

O Pavilhão de Macau ficava na chamada "secção colonial" onde hoje fica o Jardim Colonial, do lado direito do Mosteiro dos Jerónimos. Num post anterior (é só pesquisar...) tenho mais detalhes sobre o tema.


imagem mais recente no actual Jardim Colonial






A exposição foi inaugurada em 23 de Junho de 1940 pelo Chefe de Estado Marechal Carmona, acompanhado pelo Presidente do Conselho Oliveira Salazar e pelo Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco. Os responsáveis da exposição foram: Augusto de Castro (Comissário-Geral), Sá e Melo (Comissário-Geral-Adjunto), José Leitão de Barros (Secretário-Geral) e Cottinelli Telmo (Arquitecto-Chefe). A Exposição do Mundo Português incluía pavilhões temáticos relacionados com a história, actividades económicas, cultura, regiões e territórios ultramarinos de Portugal. Incluía também um Pavilhão do Brasil, único país estrangeiro convidado. Na Expo'98 foi outra história e Macau também esteve representado... mas isso fica para outro post.

Sem comentários:

Enviar um comentário