domingo, 26 de abril de 2009

Quotidiano em Abril de 1974

Publicidade no jornal O Clarim em Abril de 1974
O jornal Notícias de Macau custava 40 avos avulso. Um anúncio a uma coluna de dimensão custava 4 patacas. Estava à venda "na Av. almeida ribeiro frente ao hotel central, na tenda de jornais do chinês Ah -Hói.
Nos cinemas o Império apresentava "Gordon's War", um "espectáculo para maiores de 17 anos" com "sessões às 14.30, 20.00 e 22.00 hrs."
No Nam Van as sessões eram à mesma hora mas o filme era outro. "Filme colorido chinês Chin Ping Mei" com legendas em inglês. O Apollo fazia concorrência no memso horário com o filme "Indian Summer" protagonizado por Sonia Petrova e Alain Delon.
A Emissora de Radiodifusão de Macau, em onda média e frequência modulada (já nos 98) abria a emissão às 7h30 e encerrava às 23h, embora com interrupções pelo meio. Funcionava somente das 7h30 às 8h30, das 13h às 14h3o e das 20h às 23 horas. Noticiário, boletim meteorológico, guitarradas, cançonetas e miscelânia musical faziam parte da programação.

100 escudos valiam cerca de 20 patacas, 1 dólar pouco mais de 5 patacas, já libra inglesa cotava-se nas 12,24 patacas.
O Fat Siu Lau publicava um anúncio no NM apregoando ser "o mais antigo de Macau" mas ambém "o mais podernizado" com "ar condicionado em todo o edifício".
No jornal Gazeta Macaense (com edições diárias em inglês e português) havia publicidade ao Furusato, restaurante japonês do Hotel Lisboa e ainda ao night club Mermaid, no mesmo hotel.
A Caixa Económica Postal anunciava "juros de 2% nos depósitos à ordem" e "3% nos depósitos a prazo". O Overseas Trust Bank Ltd subia a parada oferecendo "7,5% a 12 meses". O Banco do Oriente "com sede provisória no 1º andar do edifício do Hotel Lisboa" afirmaca fazer "todas as operações bancárias". Já o BNU, em Macau desde 1902, destacava os seus "mais de 100 anos de experiência".
A Farmácia Popular, no Largo do Senado, "com serviço permanente, sem encargos extraordinários" tinha o telefone nº 3739.
No NM de 24 de abril de 1974 a primeira página era ocupada pela transcrição ipsis verbis do discurso do gov. na Assembleia Legislativa (e iria continuar nos dias 25 e 26). No interior podia ler-se "Os estaleiros da Setenave devem entrar em funcionamento já em 1975" e "107 pessoas mortas num desastre de aviação" a caminho de Bali proveniente de Hong Kong um Boeing 707 da Pan Am. A morte do presidente francês Pompidou era destaque na página 3.

A STDM publicava um anúncio do seu império "Macau Palace", "Café Estoril", "Hotel Estoril", "Hotel Lisboa" com os restaurantes Portas do Sol, café Noite e Dia e A Galera. Referência ainda para o centro de Bowling com 4 pistas e para os hidroplanadores guia, penha, taipa, patane, balsa, barca, cacilhas, praia e cerco... que partiam diariamente de Macau para Hong Kong entre as 7h45 e as 17h15. Os bilhetes podiam ser comprados no nº 161 da rua do Guimarães ou na Ponte Cais do Porto Exterior.
No desporto o hóquei em campo era rei... e noticiava-se a ida da selecção de macau a Lisboa (com diversas fotos) com destaque para os 3 macaenses que se iam juntar à selecção portuguesa.
O horário das missas não era esquecido; Sé Catedral, S. Lourenço, Sto. António, S. Lázaro, Taipa, Coloane, etc... com os horários e a indicação da língua em que era proferida a liturgia, português ou chinês.
No Hotel Lisboa organizava-se mais uma Festival "Abril em Portugal". A estrela do evento que decorre entre os dias 13 e 28 é Rui de Mascarenhas, "príncipe do fado" acompanhado pelo conjunto "Portugal a Cantar".

2 comentários:

  1. Bons tempos que recordo com muita saudade. Eu sou o Dinis Santos acordeonista do conjunto "Portugal a Cantar" que está na foto onde está também o Rui de Mascarenhas que infelizmente já faleceu. Quanto a nós, ainda cá estamos todos. Um abraço e parabéns pelo site.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Se tiver mais recordações que queira partilhar entre em contacto. Cumprimentos JB

    ResponderEliminar