Um dos 38 navios da Svenska OstIndiska Compagnie (SOIC), a Companhia Sueca das Índias Orientais - fundada em 1731 e encerrada em 1813 - recebeu o nome da princesa Louisa Ulrica da Prússia (1720-1782), rainha da Suécia de 1751 a 1771.
Com uma tripulação de 140 homens e 24 canhões a bordo esteve várias vezes em Macau. A viagem começava no porto de Gotemburgo e durava cerca de dois anos no percurso de ida e volta.
Uma dessas viagens teve início a 27 de Dezembro de 1748. Chegaram à China oito meses depois, em Agosto. Os negócios, descargas e cargas, decorreram durante 4 meses. A partida da China decorreu em Dezembro e o regresso à Suécia deu-se a 5 de Julho de 1750. O comandante era o capitão Erik Moreen. A bordo seguiam 4 supercargos (negociantes): Peter Teodor König, Christian Tham, Charles Bratt e Elias Hilleström. Um deles, Christian Tham, escreveu um livro sobre as oito viagens que fez à China. Sobre esta escreveu:
"A 27 de Dezembro de 1748, fui novamente de Gotemburgo para Siös com o navio Lovisa Ulrica como segundo supercargo e, a 26 de Janeiro de 1749, chegámos a Cádis, partimos de lá a 1 de Março, passámos o Cabo a 17 de Maio, entrámos no Estreito de Sunda a 3 de Julho, a 6 de Agosto para Macau e a 11 para Cantão, de onde partimos depois de terminar o carregamento em 22 de Dezembro do mesmo ano. No dia 16 de Janeiro, partimos da Ilha dos Príncipes e passámos pelo Cabo no dia 11 de Março, e no dia 1 de Abril pela ilha de Assention, onde capturámos 45 tartarugas. A 20 de Maio, chegámos em segurança à ilha do Faial (Açores), partimos de lá a 4 de Junho e chegámos em segurança a Gotemburgo a 5 de Julho de 1750."
Nesta aguarela do diário do Capitão Erik Moréen pode ver-se o Lovisa Ulrica ao meio-dia de 27 de Dezembro de 1748 - dia da partida - quando passou pela pequena ilha de Vinga, junto a Gotemburgo.
A feitoria sueca em Cantão ficava ao lado da portuguesa, junto ao rio. Ferro, madeira e prata eram os principais produtos vendidos à China. No regresso traziam sobretudo seda, porcelana e chá, que depois eram revendidos para outros países europeus.
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