A 31 de Maio de 1875 um violento tufão atinge Macau causando inúmeros estragos, nomeadamente na zona da Praia Grande. Um dos edifícios atingidos foi o Palácio do Governo conforme se pode ler no Boletim da Província de Macau e Timor do início de Junho desse ano.
No ano anterior, em Setembro de 1874 outro violento tufão atingira Macau fustigando também a Praia Grande onde ainda decorriam alguns trabalhos de reparação.
Nesta altura o "palácio do governo" era onde estavam instaladas também as repartições públicas, um edifício construído poucos anos antes e que cedo se provou ter grandes debilidades sendo constantes as obras.
No "relatório dos trabalhos executados entre Agosto de 1871 e o fim do anno de 1872" elaborado pela Direcção das Obras Públicas (Boletim da Província de Macau e Timor 14.6.1873) pode ler-se que o "edifício que devia ser um dos primeiros de Macau, em sua esmerada construcção, mostra ter sido feito com o despreso, dos preceitos e regras mais triviaes das edificações d'esta ordem".
Uma das obas feitas entre 1871 e 1872 visou "melhoramentos na decoração exterior" consistindo principalmente "no addicionamento d'um vestíbulo com arcos saliente à entrada principal, tendo superiormente uma varanda em forma de columnata com platibanda de balauste, terminando por ornatos, assentes em cada um dos lados da balaustrada".
Sem comentários:
Enviar um comentário