sábado, 21 de dezembro de 2024

Receita do séc. 19 de um doce típico do Natal macaense

O Aluá/Alua/aluar é um doce típico da época do Natal macaense, cuja consistência diz-se que faz lembrar o colchão do menino Jesus. De origem árabe, foi levado para Macau por via da Índia. Os ingredientes incluem farinha, manteiga, leite, amêndoas e pinhões, açúcar-cristal e leite de coco. Isto no século 21.
De uma edição de 1899 do "Ta-ssi-Yang-Kuo: Archivos e Annaes do Extremo Oriente Portuguez", ed. J. F. Marques Pereira, reproduzo uma receita do século 19:
"Tomam-se 3 kilos de farinha d'esse arroz (pulu), que se lava e se deixa assentar até ao dia seguinte, em que se deita fora a agua que ficou por cima. Tomam-se mais 5 cocos grandes; pisa-se o seu miolo, o qual se escalda com sufliciente quantidade de agua a ferver. Guarda-se esta infusão e o bagaço do coco á parte. Tomam-se mais: Assucar 1 kilo 1/2; Amêndoas doces e nozes q. b. Mistura-se tudo com a farinha e com a agua e bagaço do côco e colloque-se sobre o lume n'uma bacia de arame. Vae-se cozendo de vagar, mechendo-se sempre com uma colher de pau (...) acrescentando-se, pouco a pouco, 1 kilo do banha ou de manteiga de vacca, sem sal. Quando a banha não resudar mais da massa, está cosida esta; e vasa-se logo para uma meza de pedra ou de mármore untada de manteiga de vacca; e, com o rolo, também bem untado, da-se-lhe uma espessura egual, cortando-se, quando estiver fria, em quadrados ou em feitios que se desejar."
O Alua fabricado pela empresa Kam In actualmente em Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário