sábado, 11 de junho de 2016

Baluarte de Santiago de la Barra: 1638

No antigo Forte da Barra (do início do século XVII), onde actualmente funciona uma pousada, existe uma ermida/capela de S. Tiago , construída em 1740. A imagem acima é do interior da ermida (S. Tiago é o patrono dos militares) e a de baixo é da década de 1930 vendo-se à esquerda a fortaleza e a ermida, situadas na ponta Sul da península de Macau.
O italiano Marco D'Avalo, escreve a este propósito em 1638 na “Descrição da cidade de Macaou ou, Maccauw, com as suas fortalezas, peças, negocio e costumes dos habitantes”:
Baluarte de Santiago de la Barra, por onde os navios passam e que é muito bom e forte dando a aparência de ser por si uma pequena cidade quando visto à distância devido às grandes construções e aquartelamento existentes no seu circuito. Existe um reduto no tôpo da montanha que serve de refúgio, aonde há 16 peças pesadas 4 das quais têm bôcas largas para tiros de pedras, enquanto as restantes são de calibre para bala de ferro de 24 libras. Dentro dêste referido baluarte há um outro baluarte mais alto, provido de seis canhões, como os referidos, que têm um alcance muito longo.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário