terça-feira, 1 de dezembro de 2015

“A Noite desceu em Dezembro”

“A Noite desceu em Dezembro”, romance de Henrique de Senna Fernandes, escrito em fascículos publicados no jornal Ponto Final, chega agora em formato livro.
A origem deste romance 'inacabado', passado durante a Guerra do Pacífico, remonta a 2010, ano da morte do autor e altura em que o filho, Miguel, encontrou um manuscrito, sem título, onde se pode ler: “Revisto em 1954”. Esse foi o ano em que Henrique Senna Fernandes regressou a Macau, pelo que que o volume poderá ter sido escrito em Coimbra, onde HSF se formou em Direito.
Esta edição já foi anunciada por mais de uma vez mas parece que agora verá a luz do dia.
O ICM fará ainda o lançamento e uma nova edição de "A Trança Feiticeira" e a versão chinesa de "Os Dores".
Biografia resumida
Natural de Macau onde nasceu em 15 de Outubro de 1923, licenciou-se em direito em 1952, na Universidade de Coimbra, terra que o marcou profundamente.
No início dos anos cinquenta, regressou a Macau onde exerceu a advocacia e a docência. Foi professor no Liceu de Macau, à data denominado, "Infante D. Henrique", assim como na Escola Comercial "Pedro Nolasco", de que, durante largos anos, foi também director.
Esteve ainda ligado a actividades de carácter social, cívico, cultural, desportiva, tendo sido, por exemplo, Presidente do Rotary Club de Macau, da Assembleia Geral da Associação Promotora de Instrução dos Macaenses, da Associação dos Advogados de Macau, Director das Bibliotecas "Nacional de Macau" e da "Sir Robert Ho Tung", do Centro de Informação e Turismo, etc., e membro do Conselho Consultivo do Governador de Macau.
Nome maior da literatura macaense, são de sua autoria títulos como "Nan Van - Contos de Macau" (1979), "Amor e Dedinhos de pé", "Trança feiticeira" e "Mong-Há" (1998).
Morreu em Macau, a 4 de Outubro de 2010, vítima de doença prolongada.#

Sem comentários:

Enviar um comentário